Principal / AEITA Informa / Iteano ganha da Alcoa prêmio Projeto Inovação da Década
11.06.2012

Iteano ganha da Alcoa prêmio Projeto Inovação da Década

O projeto Barco Portátil Movido a Pedal, do iteano Mateus Frois Santa Catarina (T01) foi escolhido pela Alcoa como o Projeto Inovação da Década.

Foto: O barco portátil no píer

 

O prêmio foi instituído em comemoração aos 10 anos do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio e contemplou o autor do projeto mais inovador, dentre os premiados nas dez edições do concurso. 

O Barco Portátil Movido a Pedal, apelidado por Mateus e sua esposa, Izabelle Alice Santos Pessanha Soares (T03), de Packboat (Mochila Barco), é um barco movido a pedal que assume a forma compacta de uma mochila para as situações de transporte e estocagem.

Comentário do Júri:

 “O Barco Portátil movido a pedal parte de um conceito projetual inovador, fundamentado de maneira objetiva, aliando operacionalidade, elegância formal e coerente aos princípios de montagem, transporte e estocagem.”

Mateus recebeu o Troféu Inovação da Década no evento de Premiação, ocorrido no Innova Convention Center, em São Paulo, no dia 31 de maio de 2012. Como parte da premiação, o iteano conhecerá o Alcoa Technical Center, localizado na Pensilvânia, USA, com todas as despesas de hospedagem e transporte pagas pela Alcoa.

O Barco Portátil Movido a Pedal já havia sido finalista no quadro Domingão da Invenção do programa Domingão do Faustão da Rede Globo, exibido em 2009, e obtido o prêmio de melhor trabalho na 7ª Edição do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio, em dezembro de 2008, na Categoria Produtos e Aplicações, modalidade profissional. Essas premiações mais antigas foram noticiadas em O Suplemento, edição 87 - “Iteano mostra invento em rede nacional”, em maio/junho de 2009.

A evolução desse projeto originou o Bikeboat. Depois ainda foram desenvolvidos mais dois projetos: o Stepboat e o Supboat. O casal iteano criou uma marca para esses barcos: o nome escolhido foi Chiliboats em virtude dos flutuadores apresentarem formato de pimenta (chili – em inglês). Além disso, fizeram um site onde colocaram informações, vídeos e fotos sobre os projetos. Confira em: www.chiliboats.com

Embora tais projetos não estejam sendo comercializados, Mateus e Izabelle começaram a divulgar recentemente através do site e das redes sociais (Youtube, Facebook e Twitter) para poder avaliar o interesse das pessoas. O retorno tem sido positivo, indicando um grande potencial de mercado, segundo o casal.

Site da ALCOA http://www.alcoa.com/brazil/pt/custom_page/premio-alcoa/edicao-2011_trofeudecada.asp

Visualizar todos

Indique para um amigo, clique aqui.