Principal / Responsabilidade Social

Notícias

Responsabilidade Social

A AEITA apoia o projeto de construção da Casa de Repouso Nosso Lar por ser idôneo e de forte cunho social, podendo, inclusive, apoiar e abrigar iteanos idosos em dificuldades financeiras e com problemas de saúde.

A AEITA apoia o projeto de construção da Casa de Repouso Nosso Lar por ser idôneo e de forte cunho social, podendo, inclusive, apoiar e abrigar iteanos idosos em dificuldades financeiras e com problemas de saúde. Já houve casos de colegas idosos em situação de risco social, que acabaram sendo acolhidos por abrigos para moradores de rua e lá falecendo sem que a Associação tivesse condições de agir ou ajudar.

Para ajudar com uma contribuição pessoal, voluntária, utilize o FADA: Banco Santander (033) - Agência 3845 - conta corrente 13000007-9 - CNPJ AEITA 53.318.408/0001-72. Depois, envie um email para a AEITA (aeita@aeita.com.br) informando o valor e destino da doação.

A construção da Casa de Repouso Nosso Lar dobrará os leitos para idosos carentes em São José dos Campos.

No início do ano 2000, em São José dos Campos, tínhamos cerca de 33 mil idosos. Em 2012,  este número dobrará, ultrapassando a marca dos 68 mil idosos.

As pesquisas oficiais nos mostram que a situação dos idosos vem se complicando a cada dia. Segundo o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE, realizado em 2008, três entre cada quatro idosos possui um ou mais problemas de saúde, sendo que a hipertensão lidera o ranking. Cerca de um terço dos idosos vive sozinho ou com companheiro também idoso, sem a assistência diária de familiares mais jovens.

O percentual de idosos que não conseguiam ou tinham grande dificuldade em caminhar 100 metros passou de 12,2% (2003) para 13,6% (2008). Ou seja, temos em SJCampos mais de 8 mil idosos que não caminham 100 metros sozinhos e quase 3 mil destes não contam com qualquer amparo familiar.

E os serviços de atendimento aos idosos, também duplicaram no período? Não, aliás, muito pelo contrário.

Paradoxalmente, o número de leitos diminuiu nas instituições de longa permanência, responsáveis pelos serviços de atendimento especial de alta complexidade. Algumas instituições fecharam as portas e outras reduziram a capacidade para se adequar a novas exigências normativas da ANVISA. Um asilo famoso na cidade, que já acolheu mais de 60 idosos no passado, hoje pode receber pouco mais de 40. Ao todo, hoje são apenas 110 vagas conveniadas para idosos carentes em SJCampos, todas lotadas há anos, e há uma fila de espera maior que o número de vagas, conforme relatado pela Prefeitura ao jornal O VALE em 08/09/2011.

Em vista disso, uma instituição filantrópica tem chamado a atenção da sociedade na busca de uma efetiva ação visando atenuar os efeitos sociais do cenário narrado acima, é a Casa de Oração Missionários da Luz.

A instituição de caridade, reconhecida pelo Ministério da Justiça como de Utilidade Pública Federal, está construindo, na região central da cidade, através de campanhas, doações e eventos beneficentes, a Casa de Repouso e Centro de Convivência Nosso Lar, que será uma instituição que servirá de moradia para 110 idosos carentes e atenderá outros 100 em seu Centro de Convivência diurno, oferecendo de forma gratuita assistência social, material, médica, odontológica, psicológica, ocupacional, nutricional e lazer. Esta obra sozinha irá dobrar os atuais leitos existentes para idosos carentes em toda a cidade.

Esta iniciativa vem se somar aos esforços da Prefeitura com as “Casas do Idoso”, que oferecem cursos e recreação, uma delas até “creche”, mas não possuem leito e nem servem de moradia.

As obras estão em execução na Rua Martins Pereira, 183, Jardim Paulista, região central da cidade. A Casa aguarda entendimentos entre a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e o Governo do Estado de modo a inaugurar os primeiros 20 leitos.

Indique para um amigo, clique aqui.