Responsabilidade Social – Por que o Nosso Lar?

A AEITA apoia o projeto de construção da Casa de Repouso Nosso Lar por ser idôneo e de forte cunho social, podendo, inclusive, apoiar e abrigar iteanos idosos em dificuldades financeiras e com problemas de saúde. Já houve casos de colegas idosos em situação de risco social, que acabaram sendo acolhidos por abrigos para moradores de rua e lá falecendo sem que a Associação tivesse condições de agir ou ajudar.

Segundo estimativas da Comissão de Direitos da OAB, São José dos Campos carece de quase 500 leitos em abrigos para idosos:

Confira AQUI a reportagem da TV Vanguarda que anuncia déficit de quase 500 vagas em asilos de São José dos Campos

Inclusive, conforme a Prefeitura informou na reportagem acima, havia o interesse de se firmar o convênio para a inauguração do Nosso Lar, o que ainda não ocorreu.

Em 2009 São José dos Campos possuía 1 vaga em abrigo para cada 500 idosos e já havia fila. Este ano o índice piorou para apenas 1 vaga para cada 1000 idosos. Se a fila de espera já era de quase 500 idosos, quantos não estão, neste momento, sofrendo a espera de uma fila que só andará se alguém, que ocupa um leito em abrigo, morrer?

Além de abrigo integral para 110 idosos, o Nosso Lar contemplará também uma Vila Dignidade para casais de idosos carentes. Três casas já foram construídas com a ajuda de doações. A entidade também espera mais ajudas de particulares ou que o Governo do Estado de SP cumpra a promessa de financiar uma Vila Dignidade para idosos em São José dos Campos, feita em 2010.

Mas, independentemente de qualquer ajuda governamental, todos podem ajudar a edificar o Nosso Lar, em sua casa de repouso ou a Vila Dignidade para casais.

AJUDE A CONSTRUIR O NOSSO LAR! #ajudenossolar

Para ajudar com uma contribuição pessoal, voluntária, utilize o FADA – Fundo AEITA de Apoio: Banco Santander (033) – Agência 3983 – conta corrente 130032514 – CNPJ AEITA 53.318.408/0001-72. Depois, envie um e-mail para a AEITA (aeita@aeita.com.br) informando o valor e destino da doação.

A construção da Casa de Repouso e Vila Dignidade Nosso Lar dobrará os leitos para idosos carentes em São José dos Campos, numa obra de mais de 7200 m².

A atual fase de construção contempla a reconstrução do muro que circunda a entidade. Desde o final do ano passado, a entidade foi vítima de invasões e furtos que geraram graves prejuízos aos objetivos institucionais, bem como colocou em risco de morte o caseiro que pernoita as noites em sua casa dentro da área da obra.

Por outro lado, a entidade não tem previsão de recebimento de nenhum recurso para fins de construção ou obras nos próximos meses, colocando-a em situação de vulnerabilidade, não só no que tange a lapidação, já ocorrida, de seu patrimônio constituído a duras penas, mas também quanto a segurança daqueles que colaboram e são assistidos no local.

Para a realização dessa etapa urgente, são necessários:

– 5000 blocos estruturais 19x19x39;

– 210 barras de ferro de 10mm x 12m;

– 100 barras de ferro de 6,3mm x 12m;

– 700 barras de ferro de 3/16mm x 12m;

– 300 sacos de cimento;

– 90 sacos de cal;

– 48m3 de areia;

– 38m3 de pedra nº 1;

– mão de obra: 5 meses de 1 pedreiro e de 1 servente, com valor aproximado mensal de R$ 3.500,00.

CONHEÇA O PROJETO

O Nosso Lar se torna capaz de proporcionar interação dos idosos em diversas situações, trocas de experiências, sociabilização com funcionários ou visitantes, entre momentos felizes capazes de trazer novas motivações e qualidade de vida na terceira idade, afastando a tristeza, depressão e sedentarismo encontrados em muitos idosos atualmente.

nossolar1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Casa de Repouso e Centro de Convivência Nosso Lar

 

-Mais de 7200 m2 de área em construção, por fases;

-110 idosos em regime de atendimento integral (Casa de Repouso);

-36 idosos (18 casais) na Vila Dignidade;

-40 idosos no Centro-Dia (atendimento das 7h às 19h);

-100 idosos no Centro de Convivência, participando de atividades lúdicas, culturais e laborais;

-Assistência, médica, de enfermagem, odontológica e nutricional;

-Lazer, atividades lúdicas e recreação.

 

QUER CONHECER PESSOALMENTE?

Venha visitar as obras na Rua Martins Pereira, 183 no bairro Jardim Paulista, em São José dos Campos.

nossolar2

 

 

 

 

 

 

 

A localização foi escolhida por conta da maior concentração de idosos na área.

 

Para saber mais sobre a escolha da região e outros dados sociais, acesse: http://missionariosdaluz.com.br/necessidade.asp

COMO ESTÁ A OBRA

Hoje o Nosso Lar está com 1 prédio de apartamentos pronto, além do Centro de Convivência, Lavanderia e Vestiário, e 3 casas prontas da Vila Dignidade.

Confira aqui:

https://www.facebook.com/nossolarcomluz/

Primeiras casas da Vila Dignidade:

nossolar3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeira ala da Casa de Repouso:

nossolar4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DÚVIDAS

Visite o site www.missionariosdaluz.com.br, entre em contato pelo telefone (12) 3931-7457 ou envie um e-mail para faleconosco@missionariosdaluz.com.br.

OBS: Doações diretamente à COMLuz / Casa de Repouso e Vila Dignidade Nosso Lar poderão ser deduzidas integralmente da base de cálculo do Imposto de Renda e CSLL, das empresas tributadas pelo lucro real, até o limite de 2% (dois por cento) do lucro operacional, conforme:

-Lei Federal nº 9.249, de 26/12/1995 – art. 13, § 2º, inc.III (com redação dada pela Lei Federal nº 13.204/2015);

-IN SRF nº 11, de 21/02/1996 – art. 28, § 1º, inc. b, 3;

-IN SRF nº 390, de 30/01/2004 – art. 62, § 1º, inc. II, c;

-IN SRF nº 87, de 31/12/1996.