AAAITA

De wikITA

Associação Atlética Acadêmica do ITA


AAAITA


A AAAITA, na condição de iniciativa mais antiga do H8, como uma tradicional Atlética, preza pela qualidade de vida do iteano, seja por meio da prática de atividades físicas, seja pelos eventos de integração que organizamos com outras faculdades, o que nos permite conhecer mais pessoas e, assim, expandir o ciclo social!

No âmbito esportivo, ao longo do ano, são disponibilizados técnicos especializados para treinar nossas equipes e capacitá-las para as competições das quais participamos. Além disso, temos as competições internas: copa gunther, copa Fiorio-Yoshi H8 e, é claro, a nossa gloriosa Olimpíada Interna, que traz iteanos de turmas mais antigas para confraternizar conosco. Nos últimos anos (estamos em 2021 ao escrever esse texto), contamos com participações no JUV, no InterBixos, e na competição direta com o IME, o torneio da Asa Dentada! A Atlética, ao longo do ano, proporciona vários eventos responsáveis por integrar o iteano a um ambiente externo ao H8.

Veja a página Esportes no ITA para saber mais do Esporte dentro da Atlética, temos tanto a falar que um parágrafo não seria suficiente para 70 anos de História!

Para a tão desejada integração com outras faculdades, possuímos também festas tradicionais em São José dos Campos e região, dentre as quais podemos citar o InterBixos, a Cervejada dos Bixos e a Anarquia. A relação com as outras faculdades nunca foi tão boa, e trabalhar em equipe com eles é uma excelente forma de interagir!

Enquanto o membro promove tudo isso trabalhando pela atlética, ele também desenvolve diversas competências, trabalhando em equipe e fazendo parte da tomada de decisões do grupo, negociando com nossos contratados, associados e patrocinadores, interagindo com membros de várias outras atléticas, a fim de moldar nossos eventos em conjunto, e conhecendo dezenas de pessoas durante nossas divulgações externas. Todas essas atividades se organizam dentro dos nossos departamentos de Esportes, Eventos, Marketing, Financeiro, Comercial e Vendas e Gestão.

Em 2020, a MAROMBA também se tornou um departamento da Atlética, fomentando ainda mais a cultura de esportes no H8!

E nunca se esqueça: tenha ORGULHO DE SER ITEANO!

Tabela de conteúdo

Orgulho de ser Iteano

Uma das primeiras iniciativas dos alunos do ITA, fundada juntamente com o próprio Centro Acadêmico, a Associação Atlética Acadêmica do ITA é responsável por promover a prática esportiva, a integração entre os alunos do ITA e com os alunos de outras faculdades, além de promover eventos sociais para que se fomente "cidadãos conscientes" no ambiente do H8. Isso é feito através de torneios esportivos, festas e alguns melas no feijão.

Falar da Atlética é falar de uma paixão que nasce no coração de cada Iteano no momento em que aprendemos a cantar A Cova Dela e logo depois recebemos um bostejo de um atleticano de coração, seja ele o Inox (MEC-11), ou o Formiga (AER-09), ou o Bagual (AER-93), ou o Mongo (CIVIL-15), ou o Flávio Teixeira Montez (85).

Após isso essa paixão cresce a cada jogo do Interturmas, a cada edição da Olimpíada Interna, a cada caixa de cerveja carregada para o isopor em dia de festa, cada viagem feita para representar o nome do ITA. Mas o que eu mais gosto de falar é que nós da atlética somos parte de uma família que se diverte trabalhando.

Associação Atlética Acadêmica do ITA
Associação Atlética Acadêmica do ITA

Departamentos da Atlética

  • Departamento de Esportes

Esportes é responsável pela organização dos treinos das nossas seleções e dos nossos torneios esportivos internos e externos. Os membros desse departamento apitam jogos, organizam a logística esportiva dos torneios, entram em contato com outros times para organização de amistosos, garantem que o nível técnico das nossas equipes seja sempre alto e fazem os nossos atletas trazerem os troféus para nossa casa.

  • Departamento de Eventos

Eventos é responsável pelas nossas festas e outros eventos, como o Torneio de Poker. Os membros de eventos fazem todo o processo organizacional de um evento, desde o brainstorming do tema do evento, passando por precificar, contratar e comprar todos os serviços e produtos, organizar o local e, finalmente, trabalhar no evento, seja na portaria ou no bar servindo bebidas.

  • Departamento de Marketing

Marketing é responsável pela manutenção e divulgação da nossa marca. Nós fazemos isso principalmente através das redes sociais. Os membros de marketing são criativos e sempre estão fazendo coisas novas, como modelos de camisas e moletons ou uma imagem do Urubuzão, nosso mascote, sempre mostrando quem é a melhor faculdade de engenharia do país.

  • Departamento Financeiro

Financeiro organiza como o dinheiro que conseguimos será distribuído entre os departamentos. Os membros do financeiro aprendem a gerenciar e planejar os gastos, além de procurar apoios e patrocínios, que são fundamentais para que todos os nossos planos aconteçam.

  • Departamento Comercial

Comercial & Vendas é responsável pela confecção dos nossos produtos com os fornecedores e pela venda desses produtos para a comunidade (ou as mães dos alunos que ficam malucas com cada novo produto da Atlética).

  • Departamento Gestão

Fazer com que a AAAITA seja bem organizada e contínua em suas realizações, fornecendo um alto crescimento para quem contribuir para a comunidade por meio dela. A Gestão trabalha semelhante a um Diretor Executivo, fazendo a comunicação da AAAITA ser continua e sua fluidez ser a melhor que se pode ter!

  • MAROMBA

Para falar da Maromba, não tem como escrever essa história em um parágrafo. Aqui você encontra tudo sobre a gloriosa MAROMBA!

Mesmo estando divididos nessas áreas, quando temos um evento grande acontecendo, somos todos um só.
Em festa todo mundo vira Eventos, em torneio esportivo todo mundo vira Esportes e isso faz com que
qualquer membro da atlética participe de tudo no tempo que ele ficar conosco.

O Urubuzão

Eu diria que a primeira principal prova de amor pela atlética de cada bicho é vestir a fantasia do Urubuzão. O Botox (Felipe Horta, T19) talvez tenha sido o cara que mais se empolgou nesse árduo trabalho de animar as nossas torcidas nos últimos anos: Ele correu a VOCTA em 2015 e garantiu uma ótima colocação, FANTASIADO DE URUBUZÃO. Só quem já vestiu aquela fantasia tem noção do peso que deve ter sido. O Urubu nos representa porque, assim como o animal, nós gostamos de voar alto.

A Gasolina de Avião

Combustível de todas as nossas festas e eventos, a gasolina de avião é responsável por muitas boas histórias de H8. Bebida de cor azulada, doce e com baixo teor de álcool. Sempre deixa os convidados de nossas indignados: O que está presente nessa fórmula? Vodka? Curaçao Blue? Apenas alguns membros exclusivos da atlética têm a fórmula e posso dizer que após recebê-la de seu veterano, o bixo deve decorá-la e eliminá-la o quanto antes. Na realidade, a receita da gasolina variou bastante com o passar dos anos, sempre para melhor. Uma das melhores lembranças que vou levar para meu futuro foi o dia em que resolvemos fazer a versão “aditivada” da bebida (um percentual maior de álcool). Após testes e mais testes, variando as proporções, provando cada uma delas, chegamos a um nível de excelência inimaginável: Foi um sucesso na Cervejada dos Bixos de 2016.

A Olimpíada Interna: O evento mais antigo organizado pela atlética.

Falar da OI me dá um arrepio na alma. Que evento! O COCTA, nossa casa esportiva, vira um campo de batalha entre as 6 equipes participantes: As 5 atuais turmas e a PEA (Professores e Ex-Alunos). Único fim de semana do ano em que não existe paz entre as turmas. É difícil caminhar no H8 sem zoar ou ser zoado. A timeline do Facebook vira um palco de provocações de todos os lados e atletas brotam dos lugares mais mocados do H8. Atualmente a OI tem o nome oficial de Torneio Wolney Ramos Ribeiro. O Wolney foi um professor do ITA que vibrava muito com esportes. A família dele diz que em fim de semana da OI era impossível falar com ele, pois ele dedicava todo o seu tempo a garantir que a PEA fosse campeã. E assim, a PEA se consagrou campeã muitas vezes. Ultimamente, a PEA tem tido boas participações, mas não ganhou nenhuma vez nos últimos 5 anos. Contudo é muito legal ver a galera trazendo a família para participar do torneio e celebrar com a gente. Como diria o Yama, “O sonho de todo bicho é jogar pela PEA”. Esse é um dos trabalhos que mais satisfatórios da atlética. Nós começamos a preparação meses antes. Sempre começa na sexta-feira à tarde com a VOCTA (Volta Olímpica do CTA), corrida rústica aberta ao público, mas é uma das provas mais importantes do campeonato. No outro dia de manhã começam os outros esportes, então a quadra lota e nós trabalhamos das 6h às 23h no sábado. No domingo temos o trabalho suado de raiar a pista de atletismo, o que é uma icógnita pois se chover, não tem como o atletismo acontecer. Raiar a pista de atletismo é a segunda principal prova de amor pela atlética.


Curiosidades

AAAITA = Associação dos Antigos Alunos do ITA, é o antigo nome da AEITA.

A entidade teve o nome mudado por sugestão de Carlos César Moretzsohn Rocha (ELE-77).

A sigla também foi usada pela Associação Atlética dos Alunos do ITA. Curiosamente, alguns dias antes da Assembléia que mudou o nome da AAAITA para AEITA a Associação Atlética dos Alunos do ITA havia mudado seu nome para Associação Esportiva dos Alunos do ITA!

A partir dos anos 2000 a Atlética voltou com toda força fazendo uso intensivo da sigla AAAITA.

Para bixos incréus: capa da primeira edição do Who's who do ITA em 1975

Ferramentas pessoais