ASIA

De wikITA

ASIA é o acrônimo de "Agarre Seu Iteano Agora".

Pretensa associação das garotas de São José dos Campos que frequentavam o H8 (na época em que era proibido a entrada de mulheres), supostamente à caça de futuros maridos.

Diz a lenda que o termo foi inventado por um médico, convidado pelo CPOR para dar algumas "dicas de saúde" aos futuros oficiais.

Numa aula jocosamente apelidada de Sacanagem Aeroespacial, o médico citou a ASMA (Agarre Seu Médico Agora) e disse que no ITA haveria uma ASIA e que “o oficial da aeronáutica deve escolher com muito cuidado a pessoa com que irá se casar”.


O Tagil Oliveira Ramos que participou da Turma 86 escreveu um tratado sobre esta Associação, muito ativa em seus tempos de H8:


"Nas folclóricas noitadas de farra (não eram chamadas baladas), os iteanos da Turma 86 experimentavam de tudo.

Para algumas meninas, o fato de sermos do ITA estimulava o sonho feminino de segurança. O mito e o mercado confirmavam que aqueles rapazes saíam empregados e “casadoiros”.

O outro lado do mito era o estigma de CDF e antissocial. É certo que a dedicação intensa aos estudos deixava alguns sem aquela malandragem que caracteriza o jogo amoroso do flerte, conquista e abate.

Uma possível disciplina optativa que muitos frequentariam com prazer seria a Mulherologia Aplicada I, II e III.
O objetivo da matéria seria, é óbvio, a cantada eficiente e producente (uma não leva necessariamente a outra).

É claro que os que ficavam no final de semana no H8 (em geral os que vieram de “países distantes” como Ceará, Maranhão e Rio Grande do Sul), viveram a noite joseense com mais intensidade.

Afirmam as boas línguas que, para nuançar o real interesse de algumas meninas “casadoiras”, um jingle foi criado pelos alunos da Turma 86.
A letra era mais ou menos esta:

São José, São José
Onde estão tuas “muié”?
Hoje eu estou sem carro,
Amanhã estou a pé.

As meninas referidas na letra, não sei por quê, ganharam o singelo apelido de Marias Gasolina. Havia uma versão muito peculiar dessa espécie, que se apaixonava por engenheiros aeronáuticos. Eram chamadas carinhosamente de Marias Querosene."


Ferramentas pessoais