Alberto de Carvalho Peixoto de Azevedo

De wikITA

Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidente da República do Brasil - jun/2004

imagem:AlbertoAzevedo.jpg

Transcrição da reportagem do Correio Brasiliense de 9 de julho de 2014:

Morreu, aos 81 anos, em Campinas (SP), o professor do Departamento de Matemática Alberto de Carvalho Peixoto de Azevedo. O anúncio do falecimento foi publicado, na ultima segunda-feira (7), na página da Acadêmia Brasileira de Ciências (ABC). Azevedo lecionou na Universidade de Brasília em dois dois períodos: no fim da década de 60 e entre 1991 e 2003.

Alberto Azevedo nasceu em São Paulo e graduou-se em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É mestre em Matemática pela Universidade de Harvard e doutor pela Universidade Purdue, ambas dos Estados Unidos. Em 1971, tornou-se membro associado da ABC. O professor também fez parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Além da atuação marcante na Universidade de Brasília, atuou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio). Foi ainda secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso e Ciência no Distrito Federal.

A atuação do professor Alberto na UnB teve início em 1967 quando veio para trabalhar no Departamento de Matemática. Um ano depois, passou a coordenar a unidade acadêmica. Nesse mesmo ano, Alberto se desligou da UnB para trabalhar na PUC-Rio, permanecendo até 1977. Em 1991, retornou ao Departamento de Matemática da UnB até se aposentar 12 anos depois.

Links externos

Resumo do TG

Página da Academia Brasileira de Ciências

Nota fúnebre da Academia Brasileira de Ciências

Nota fúnebre no Correio Braziliense


Turma de 1955

Ferramentas pessoais