André Leite Alckmin

De wikITA

imagem:Andrealckmin.jpg

  • Nasceu em Guaratinguetá, SP, prestou vestibular em São Paulo, residia em Barueri, SP. Falecido em 20/07/2009.
  • Primeiro emprego: Rhodia

Texto de Sérgio Salazar, extraído da coletânea de mensagens acima:

Ano de 1993: o nome do André já ganhara especial destaque entre os alunos do Mestrado em Qualidade na UNICAMP. Uma aula que não era aula, um professor que não era professor, um método de ensino que não era ensino e sim aprendizagem, um sistema de avaliação que vinha do próprio aprendiz e não do professor.

O Instituto de Matemática e Estatística, às sextas-feiras, fervilhava com alunos de dezenas de empresas, sedentos por compartilhar experiências e expandir seu conhecimento para aplicar em suas atividades profissionais. A disciplina do André, Gestão Sistêmica de Organizações, era oferecida aos sábados. Cerca de 40 alunos disputavam lugares para participar de uma experiência destoante dos padrões acadêmicos. As cadeiras eram dispostas em círculo e o André ocupava uma delas. Raramente utilizava o quadro. Apenas conversávamos. Apenas!?

André criou um espaço precioso, no qual não se colocava como fonte do conhecimento a ser transmitido aos alunos, e sim como alguém que estimulava o entusiasmo dos participantes para o despertar da sabedoria grupal. E a cada conversa, a cada conexão, a cada gargalhada, a cada lágrima pela emoção do aprendizado, a cada instante de silêncio reflexivo, iam-se tecendo as nossas vidas. Fui abençoado por compartilhar da presença do André nestes 16 anos e pude, com centenas e centenas de pessoas, experimentar o poder do diálogo, a busca de sentido, a aprendizagem coletiva. Dos milhares de insights e aprendizados que tivemos, quero registrar algo que o André nos disse: “quando colocamos nossas mentes e corações em sintonia, estabelecemos vínculos que ganham o selo da eternidade”.

Querido mestre, amigo, irmão André: é assim que me sinto, eternamente em conexão com você e com todos aqueles que passaram pelas nossas vidas em encontros mágicos e enriquecedores. E, por tudo isso, sou eternamente grato a você, aos nossos amigos, a Deus, ao Universo, à VIDA!

Salazar (ELOS IAA HD)

Links externos

Resumo do TG

http://www.aeitaonline.com.br/lerArtigo.php?ID=950

http://www.sieg.com.br/historico_SIEG.html


Turma de 1960

Ferramentas pessoais