Arnaldo Marangoni

De wikITA

1963
2012
No Jubileu, 11/2013

Nasceu em 28/12/37 em Santo André, SP e criou-se em Londrina, PR.

Em 2/1/17 o Marangoni enviou ao grupo de e-mails Itaturma63 o seguinte relato:

Minha vida profissional foi praticamente dedicada a General Motors do Brasil (GMB), começando com um programa de estagiários em 1963, seguido de um curto período em 1964, como auxiliar de ensino no ITA junto ao professor Crank, seguindo para Kansas State University em 1964 onde obtive o titulo de Master of Science em 28 de janeiro de 1966.

Trabalhei na Carrier Air Conditioning Company, Syracuse, New York até junho de 1966. Ao retornar ao Brasil dei aulas no ITA em tempo parcial até 1971 e paralelamente entrei na GMB de SJC em julho de 1966 como engenheiro de instalações industriais. Fui promovido em 1967 a engenheiro residente de produtos na área de motores. Trabalhei ativamente na área de motores com interfaces entre a Petrobras, ANFAVEA e CTA no grupo CFR junto ao professor Kohler, objetivando melhorias na qualidade do combustível para reduzir consumo e uniformidade na adição de etanol com eliminação do chumbo tetraetílico. Trabalhamos na implementação do programa do Chevette na fabrica de SJC e nessa etapa minhas responsabilidades abrangiam tanto motores como todo o veículo.

Em 1975 fui promovido a diretor de engenharia da Detroit Diesel para a instalação da fábrica de motores Diesel em SJC. Em 1980 fui nomeado como diretor para a montagem e instalação de fábrica de caminhões e pick-ups de SJC. Em 1982 fui promovido a Diretor de Produtos da GMB em São Caetano do Sul agregando todos os veículos, onde permaneci até minha aposentadoria em 2002. Como V. pode ver, minhas atribuições na GMB foram bastante desafiadoras e motivadoras sempre com novas atividades.

Agradeço ao ITA por ter me proporcionado a bagagem profissional, permitindo que eu pudesse seguir uma trajetória de variadas funções com suporte e reconhecimento da diretoria da GMB e de meus colegas de trabalho.

Agradeço ao ITA por ter me proporcionado o suporte para minha obtenção do Master of Science.

Agradeço ao ITA pela oportunidade que tive em participar do Clube de Voo a Vela do CTA durante o meu período de estudos como também após minha aposentadoria.

Agradeço a Deus por ainda me sentir com saúde.

Agradeço a todos meus amigos e colegas da gloriosa turma ITA63 pelo saudável convívio que tivemos no passado e agora com os eletrizantes debates e comentários via e-mail.




Segundo o colega Bandel, nas horas livres, tanto durante o tempo do ITA como também mais tarde, Marangoni dedicou-se intensivamente ao volovelismo. Ver [1], uma apresentação com extensa história do volovelismo no CTA, com inúmeras fotos e casos interessantes relatados por colegas da T63, inclusive pelo próprio Marangoni.



Turma de 1963

Ferramentas pessoais