CASD

De wikITA

Tabela de conteúdo

Centro Acadêmico Santos Dumont

É o Centro Acadêmico dos alunos do ITA, conforme definido no Regimento Interno do ITA, ressaltado o que diz a Lei no. 7.395, de 31 de outubro de 1985.

O CASD (Centro Acadêmico Santos Dumont) passou por vários períodos na história do ITA.

De 1950 a 1960 sabemos que o Cel Paulo Victor da Silva foi seu segundo presidente. O Cel Paulo Victor viria a ser o Diretor do CTA no período 69-73.

De 1960 a 1964 pouco sei. Mas o que sabemos era que o Centro Acadêmico era peça fundamental no projeto pedagógico dos fundadores do ITA. Deve ser desse tempo a criação do DOO (Departamento de Ordem e Orientação) que junto ao CR (Conselho de Representantes) do CASD constituiam a base da comunidade iteana baseada no seu parlamento e no seu orgão disciplinar responsável pela DC ( Disciplina Consciente).

Em 1964 muitos acontecimentos políticos marcaram a história com a expulsão do ITA de muitos dos diretores do CASD e o afastamento do reitor Prof. Cecchini, que havia sido nosso primeiro reitor brasileiro.

Em 1965 nova onda de expulsões que só mais tarde viriam a ser reconsideradas no processo de reconciliação desenvolvido em 2003 pelo reitor Michal Gartenkraut.

Em 1969, quando a Turma de 1973 entrou no ITA, estávamos sob o Ato Institucional número cinco, o AI-5 da Ditadura Militar Brasileira, editado em dezembro de 1968 e que extinguira a UNE (União Nacional dos Estudantes) e proibira o funcionamento dos Centros Acadêmicos de todo o Brasil. O General Costa e Silva por decreto presidencial cassou a Casa de Caraguá pertencente ao CASD no início de 69 e destinada ao lazer iteano nos fins de semana.

O Pardal, presidente do CASD só não foi expulso do ITA por interferência do prof. Lacaz, reitor do ITA, da atuação firme de sua Congregação e certamente da presença do Cel Paulo Victor na direção do CTA.

Apesar do mundo estar desabando lá fora, no ITA foi uma época de muita atividade do CASD. O Cursinho ainda era subordinado ao CASD, os grupos de teatro aconteciam, uma intensa atividade cultural era promovida pelo CASD com grandes shows de música brasileira sendo promovidos em São José dos Campos. No cinema do CTA promovíamos o cinema de arte. Filmes de Bergmam, Buñuel, que eu não entendia nada. Daqueles tempos o filme que me traz recordações permanentes é o Incrível Exército de Brancaleone.

Já outros participantes da Turma de 1973 foram mais marcados por títulos como O ano passado em Marienbad, Quem tem medo de Virgínia Wolf e They shoot horses, don't they?.

Tínhamos, bastante ativo, o Departamento de Imprensa e Divulgação. Do DID lembro que o Clóvis Goldemberg foi Diretor, uma espécie de redator, repórter, marketeiro, etc... em 1973.

Tínhamos tambem a rádio RUSD com um potente transmissor cuja antena estava instalada no H8 e sua especilidade era transmitir músicas clássicas e receber mensagens dos mais distantes locais do mundo.

A bruxita representava o CASD nas suas bolsas, no boné, nos chaveiros. Esse período, apesar de você, foi um período rico de envolvimento e de iniciativas do CASD.

Em 1975 tivemos novas prisões políticas envolvendo diretores do CASD.

Daí pra frente a história será contada por outros mais. Já não faz parte da minha (Paulo Ignácio Fonseca de Almeida - Presidente do CASD no biênio 71-72).

Eventos sociais promovidos pelo CASD



História recente

As informações mais recentes sobre o CASD foram obtidas do site http://www.reunes.com.br/casd.php

O CASD - Centro Acadêmico Santos-Dumont - é o centro acadêmico dos alunos de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Além de representar e defender os interesses dos alunos, o CASD tem como objetivo promover um ambiente de cooperação e bem-estar entre os alunos, que propicie o crescimento completo do futuro engenheiro, levando em consideração aspectos culturais, sociais e técnicos, assim como o lazer.

O CASD também é responsável por conservar as tradições do instituto e os valores dos seus estudantes: um dos maiores diferenciais do iteano é o código de honra e de ética conhecido como Disciplina Consciente.

Por ser o propagador da Disciplina Consciente e pelas suas atividades com o objetivo de complementar a formação dos alunos, o CASD destaca-se como formador do perfil do iteano como "técnico competente, cidadão consciente".

"A escola que ora vos confere o grau de Engenheiro orgulha-se de ser um estabelecimento de ensino e educação, preocupado em formar técnicos competentes e cidadãos conscientes…" - Casimiro Montenegro Filho, fundador do ITA, no discurso de formatura da Turma de 1954.

A CASSIS e a AASD, promotoras do II Reunes, são órgãos vinculados ao CASD.

Nossa missão

Representar com excelência os alunos do ITA, engrandecer o ITA e gerenciar os interesses e o convívio da comunidade, preservando a história, valores e tradições iteanas, em especial a disciplina consciente.

Ligações externas



Ferramentas pessoais