CASDVest

De wikITA

O Curso [1]

O CASD (Curso Alberto Santos Dumont) Vestibulares é uma iniciativa dos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) que, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e outros parceiros, tem o objetivo de oferecer uma oportunidade de preparação para os exames vestibulares àqueles que não tem condições financeiras de freqüentar um curso pré-vestibular convencional.


Missão

Aprovar pessoas sem condições financeiras em Universidades Públicas, oferecendo ensino de qualidade por meio de um curso pré-vestibular sem fins lucrativos.

Visão

Constituir-se uma referência nacional em ação social de ensino, atuando de forma auto-sustentável, aprovando no vestibular o maior número possível de alunos.

Desafio

Quebrar o ciclo de pobreza gerado pela falta de acesso à educação.


Um pouco de história

Na década de 1970, alunos de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) fundaram o "Curso CASD", que brevemente se destacou por sua excelência na atuação no ramo educacional. O cursinho fortaleceu-se através das aprovações de seus alunos nos vestibulares mais concorridos do país. Por esta época, o ex-prefeito de São José dos Campos e atual Deputado Federal, Emanuel Fernandes, ingressou como aluno no "Curso CASD", e veio a se tornar, anos mais tarde, professor e diretor do cursinho.

Porém, ao final dos anos 70, outros cursos pré-vestibulares comerciais surgiram na cidade. Em virtude da nova concorrência no setor e de dificuldades internas, o "CASD" encerrou suas atividades em 1978. Em 1993 o CASD Vest reabriu. Funcionou durante um ano e conseguiu uma aprovação em Medicina na UNICAMP e 2 aprovações no ITA, inclusive. As aulas eram ministradas no próprio ITA. Devido à falta de apoio da prefeitura e da desativação do Centro Acadêmico o curso foi novamente fechado.

Em 1997, alunos de graduação do ITA decidiram reativar o curso. O CASD (Curso Alberto Santos Dumont) Vestibulares renasceu em 1º de setembro deste ano, quando uma turma composta por 60 (sessenta) alunos passou a receber regularmente aulas preparatórias ao vestibular.

Embora recriado em suas atividades, o CASD Vestibulares passou a apresentar um novo enfoque educacional, não mais voltado para o setor comercial. A nova proposta do curso, essencialmente sem fins lucrativos, visava atender à população carente da cidade de São José dos Campos e regiões vizinhas, oferecendo ensino de qualidade àqueles que, por razões diversas, não podem arcar com os custos de um pré-vestibular comercial.

Em outubro de 1998, o CASD Vestibulares teve sua pessoa jurídica definida como uma Associação Civil sem fins lucrativos: a "Associação Curso Vencedor" (CNPJ no 02.839.255/0001-78). Em 11 de julho de 2000, a Lei Municipal no 5696/00, de São José dos Campos, declarou de "Utilidade Pública" a Associação Curso Vencedor. Já em 2004, o CASD conseguiu o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Sala de aula
Em 1997, a primeira turma de alunos do CASD Vestibulares contou com 60 alunos. Em 1998, este número cresceu para 100 alunos; em 1999 e 2000, o curso contou com 120 alunos; em 2001, uma nova parceria com o Colégio Anglo - Cassiano Ricardo permitiu o aumento do número de discentes para 200. Em 2002 e 2003 o CASD Vestibulares contou com 220 alunos. Em uma nova parceria com o Colégio COC, houve a possibilidade de aumentar o número de alunos para 270 no ano de 2004 e 2005. Em 2006, já com uma sede própria, atendeu-se 450 alunos. A partir de 2008, o curso passou a atender 520 jovens da região do Vale do Paraíba.

Os resultados são os melhores entre os extensivos noturnos do Vale do Paraíba, com aprovações nas melhores faculdades públicas do país, entre elas: USP, UNICAMP, UFSCAR, UNESP, UNIFESP, UNB.

O corpo docente e o setor administrativo é formado principalmente por alunos do ITA, com a participação de estudantes da USP e UNICAMP. Para continuar funcionando, o CASD Vest busca a realização de parcerias e doações de pessoas físicas e juridicas. Maiores informações pelo e-mail: webmaster@casdvest.org.br ou pelos telefones: (12) 39477847; (12) 39477893 ou (12) 39349386.

Links externos

Artigo de Emanuel Fernandes publicada em O Vale de 24 de maio de 2015


Curiosidades

Ferramentas pessoais