CASD Vestibulares

De wikITA

O CASD (Curso Alberto Santos Dumont) Vestibulares é uma iniciativa dos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica que, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e outros parceiros, tem o objetivo de oferecer uma oportunidade de preparação para os exames vestibulares àqueles que não tem condições financeiras de freqüentar um curso pré-vestibular convencional.

Para fazer parte do CASD, o aluno precisa ser aprovado no processo de seleção, que constitui de uma prova (o Vestibulinho) e de uma Entrevista de Renda. Os alunos aprovados no Vestibulinho passam então pela Entrevista de Renda. Comprovada a incapacidade de arcar financeiramente com os custos de um cursinho particular, o aluno está aprovado e poderá cursar o CASD.


Na década de 1970, alunos de graduação do ITA fundaram o “Curso CASD”, que logo se destacou por sua excelência na atuação no ramo educacional.

O cursinho fortaleceu-se através das aprovações de seus alunos nos vestibulares mais concorridos do país.

Alguns anos depois, o ex-prefeito de S.José dos Campos, ex-Secretário de Habitação do Estado e deputado federal Emanuel Fernandes ingressou como aluno no “Curso CASD”, e veio a se tornar, anos mais tarde, professor e diretor do cursinho.

Ao final dos anos 70, outros cursos pré-vestibulares comerciais surgiram na cidade. Em virtude da concorrência no setor e de dificuldades internas, o “CASD” encerrou suas atividades em 1978.

Em 1993 o CASD Vest reabriu. Funcionou durante um ano e conseguiu uma aprovação em Medicina na UNICAMP e duas aprovações no ITA. As aulas eram ministradas no próprio Instituto. Devido à falta de apoio da prefeitura e da desativação do Centro Acadêmico, o curso foi novamente fechado.

Em 1997, alunos de graduação do ITA decidiram reativar a iniciativa. O CASD Vestibulares renasceu em 1º setembro daquele ano, quando uma turma composta por 60 alunos passou a receber regularmente aulas preparatórias para o vestibular.

Embora recriado em suas atividades, o CASD Vestibu- lares passou a apresentar um novo enfoque educacional, não mais voltado para o setor comercial. A nova proposta do curso, essencialmente sem fins lucrativos, visava atender à população carente da cidade de São José dos Campos e regiões vizinhas, oferecendo ensino de qualidade àqueles que, por razões diversas, não podem arcar com os custos de um pré-vestibular comercial.

Em outubro de 1998, o CASD Vestibulares teve sua pessoa jurídica definida como uma Associação Civil sem fins lucrativos: a “Associação Curso Vencedor” (CNPJ no 02.839.255/0001-78).

Em 11 de julho de 2000, a Lei Municipal no 5696/00, de São José dos Campos, declarou de "Utilidade Pública” a Associação Curso Vencedor.

Já em 2004, o CASD conseguiu o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Em 1997, a primeira turma de alunos do CASD Vestibulares contou com 60 alunos. Em 1998, este número cresceu para 100 alunos; em 1999 e 2000, o curso contou com 120 alunos; em 2001, uma nova parceria com o Colégio Anglo - Cassiano Ricardo permitiu o aumento do número de discentes para 200. Em 2002 e 2003 o CASD Vestibulares contou com 220 alunos. Em uma nova parceria com o Colégio COC, houve a possibilidade de aumentar o número de alunos para 270 no ano de 2004 e 2005.

A partir de 2006, já em sua sede própria, atende a 450 alunos.

Links Externos

http://www.casdvest.org.br


Glossário

Ferramentas pessoais