COCTA

De wikITA

A Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COCTA) foi criada no dia 29 de janeiro de 1946, ano do quinto aniversário de criação do Ministério da Aeronáutica, pelo Ministro Armando F. Trompowski, por intermédio da Portaria nº 36, subordinada diretamente à Subdiretoria de Técnica Aeronáutica, cujo Diretor era o então Cel.-Av. (Eng.) Casimiro Montenegro Filho. A COCTA foi composta pelos Ten.-Cel.-Eng. Benjamin Manoel Amarante, Cap.-Av. (Eng.) Aldo Weber Vieira da Rosa e Eng. Hélio de Oliveira Gonçalves, para executar o plano formulado pelo Prof. Richard Harbert Smith e outros colaboradores, aprovado pelo então Presidente da República José Linhares, em novembro de 1945.

A COCTA adquiriu autonomia administrativa em 1947 e foi oficialmente criada pelo Decreto nº 26.508, de 25 de março de 1949. Foi extinta em 31 de dezembro de 1953, com o CTA sendo considerado organizado a partir de 1º de janeiro de 1954, pelo Decreto nº 34.701, de 26 de novembro de 1953.

Cabia à COCTA propor à aprovação do Ministro da Aeronáutica os anteprojetos de organização e regulamentação do CTA, bem como as medidas para a efetivação do plano aprovado.

Fonte:

  1. Histórico do CTA. A Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COCTA). Portal do DCTA.



CTA

ITA

História do ITA

Ferramentas pessoais