COLISÃO: BOEING 737-800 GOL 1907 X LEGACY EXCELLAIRE

De wikITA

Prezados Amigos e Colegas1,

Considerando a gravidade da recente ocorrência no Brasil dos dois maiores acidentes aeronáuticos da história da aviação sul-americana, em período inferior a um ano, reproduzo abaixo uma mensagem que postei nas redes ita-net e ita79 (de engenheiros do ITA), há exatamente um ano atrás, apenas dois dias após a colisão entre o Boeing 737-800 da GOL (vôo 1907) e o Embraer Legacy 600 da Excellaire3, em um debate com o colega Eng. Mauro sobre como teria sido a "geometria" do acidente.

Na referida mensagem, apresentei uma configuração hipotética daquela colisão, com a devida argumentação feita a partir dos dados divulgados até então na mídia (televisão, internet, jornais,...) que justificavam eu adotar tal hipótese como a mais plausível.

Para esquematizar aquela hipótese, montei uma figura com o popular software "Paintbrush" a partir de duas outras (uma de cada aeronave) obtidas nos portais dos respectivos fabricantes (Boeing e Embraer), intitulando-a em inglês "HYPOTHETICAL COLLISION CONFIGURATION". Modifiquei as duas figuras originais, invertendo a imagem do Legacy para mostrar a cauda e não mais o nariz (passando a ir, ao invés de vir, dado que voavam em sentidos contrários), ao mesmo tempo em que as reduzi para a mesma escala em uma única figura.

Tal configuração hipotética da colisão foi posteriormente apresentada no relatório preliminar do CENIPA (Arquivo:Voo1907 relatoriopre.pdf) sobre o acidente (embora sem mencionar minha informal contribuição através da ita-net e ita79), apresentado pela Comissão de Investigação do Acidente.

Sds aeronáuticas,

Seth Emanuel C. Melo F.

Membro SIPAER

======================

Prezados Colegas2,

Em virtude da dimensão dos fatos, torno a postar a mensagem ("flash-back") em que apresentei na ita-net, exatamente há um ano atrás, uma configuração hipotética da colisão entre o Boeing 737-800 da GOL (vôo 1907) e o Embraer Legacy 600 da ExcellAir3, em resposta a um questionamento do Mauro Carvalho (ELE77) sobre como teria sido a "geometria" do acidente, com as devidas argumentações.

Tal configuração hipotética da colisão foi posteriormente considerada a mais provável no relatório preliminar do CENIPA (Cel Rufino) sobre o acidente (Arquivo:Voo1907 relatoriopre.pdf).

Publiquei o "thread" completo (sem os sobrenomes e e-mails dos colegas) em:

_http://sethemanuel.multiply.com/journal/item/14

Sds iteanas, Seth Emanuel C. Melo F. - Ele79


>----- Original Message -----

From: Seth Emanuel C.Melo F.

To: Mauro ; Mohamed ; Carlos Ferrari

Cc: Ita794 ; Ita-Net ; Daniel ; albano

Sent: Monday, October 02, 2006 1:52 AM

Subject: Re: [ita-net] Acidente da Gol


Mauro,

É verdade que, se o winglet tivesse cortado todo o dorso da fuselagem do Boeing, a empenagem vertical do Legacy teria ido também pro saco, cortada pela asa do Boeing (fato que não ocorreu), exceto se, por acaso, estivesse em vôo não-nivelado, com uma certa inclinação para a direita (com a asa esquerda mais alta, por exemplo, numa manobra momentânea de escape). Por sinal, acabo de ver uma imagem filmada do dorso do Boeing da Gol (programa Fantástico - Rede Globo), exatamente na região do compartimento do trem de pouso, indicando, aparentemente, que a aeronave não sofreu mesmo nenhuma colisão nessa região, descartando esta hipótese.

Por outro lado, na hipótese bastante mais provável de colisão em vôo nivelado das duas aeronaves, e dado que a empenagem vertical do Legacy não sofreu danos, parece-me agora mais plausível que o winglet do Legacy poderia ter cortado/colidido entre a parte central e a extremidade da asa esquerda do Boeing, conforme desenho em escala abaixo (tendo em vista que a asa esquerda do Legacy também não sofreu danos visíveis).

Configuração hipotética da colisão entre o Boeing 737-800 (GOL 1907) e o Embraer Legacy 600 (Excellaire), ocorrida em 29/09/2006. Desenho de autoria de Seth Emanuel Couto Melo Filho (ELE-79), criado em 01/10/2006 com o software Paintbrush a partir de desenhos das aeronaves envolvidas no acidente, obtidas nos portais da Boeing e da Embraer, tendo em conta as informações então disponíveis nos meios de comunicação social, especialmente da internet, e conjecturas com outros colegas engenheiros iteanos na itanet, particularmente com o Mauro Barbosa de Carvalho (ELE-77).

Segundo tb informado no programa Fantástico, não há sobreviventes do acidente. Sendo esse o maior acidente aeronáutico em número de vítimas da história ocorrido na américa do sul, estamos todos de luto.

Sds pesarosas,

Seth Emanuel C. Melo F. - Ele79


>----- Original Message -----

From: Mauro

To: Seth Emanuel C.Melo F. ; Mohamed ; Carlos

Cc: Ita79 ; Ita-Net ; Daniel ; albano

Sent: Sunday, October 01, 2006 7:50 PM

Subject: RES: [ita-net] Acidente da Gol


Seth, não tenho os desenho (projeto) e dimensões das 2 aeronaves mas intiutivamente, se o winglet do Legacy tivesse "triscado" toda a extensão da barriga do 737, certamente o leme do Legacy teria ido pro saco, cortado pela asa do Boeing... e a história seria outra... Se apenas o winglet foi danificado não há muitas opções de trajetórias relativas possíveis do Legacy que livrasse a fuselagem, o leme, etc do Legacy... precisaria pegar os projetos e imaginar o "envelope" em torno do Legacy tal que apenas o winglet atingisse o Boeing.

Mauro


>----- Original Message -----

From: Seth Emanuel C.Melo F.

To: Mohamed ; Carlos ; Mauro

Cc: Ita79 ; Ita-Net ; Daniel ; albano

Sent: Sunday, October 01, 2006 7:19 PM

Subject: Re: [ita-net] Acidente da Gol


Mauro, A uma vel. relativa de ~1600Km/h (sentidos contrários), o winglet teria "triscado" por menos de um décimo de segundo toda a extensão da barriga do 737-800 (comprimento total de 39,5m). Isto, quase certamente, deve ter tido um efeito arrasador (tal qual uma faca-projétil) sobre, p. ex., o sistema hidráulico e comandos de vôo e, consequentemente, sobre toda a controlabilidade do vôo. Veja uma foto do compartimento do trem de pouso de um 737 (na barriga do avião), mostrando a quantidade de componentes (sistema hidráulico e elétrico):


Para saber mais sobre Boeings 737:

http://www.b737.org.uk/wwcomparison.htm

http://www.b737.org.uk/wheelwell.htm

http://www.b737.org.uk/hydraulics.htm

http://www.b737.org.uk/flightcontrols.htm

http://www.boeing.com/commercial/737family/pf/pf_800tech.html


Sds,

Seth Emanuel C. Melo F. - Ele79

>----- Original Message -----

From: Mauro

To: Carlos; Mohamed

Cc: albano ; Daniel ; Ita-Net

Sent: Sunday, October 01, 2006 4:55 PM

Subject: RES: [ita-net] Acidente da Gol


Vi agora ha pouco 2 fotos do Legacy mostrando as avarias, num winglet e no profundor... no meu entendimento (de eletraca) parece muito pouco - tanto que nos depoimentos publicados, os passageiros disseram que logo o avião se estabilizou e pousaram sem problemas. Me pareceu muito pouco para "derrubar" um 737-800... parece o resultado de uma batida de um fusca com um onibus: o fusca amassou o parachoque, o onibus capotou...

Alguem pode comentar, isto é, especular ?

Mauro


>-----Mensagem original-----

De: [owner-ita-net] Em nome de Carlos

Enviada em: domingo, 1 de outubro de 2006 14:56

Para: Mohamed

Cc: albano ; Daniel ; Ita-Net

Assunto: Re: [ita-net] Acidente da Gol


os tripulantes do legacy disseram que estavam a 37 mil pés, com o piloto automático ligado e que o TACS não acusou nenhum perigo de colisão..


http://www.agestado.com.br/ultimas/cidades/noticias/2006/out/01/40.htm

Referências

1- Cópia de mensagem encaminhada à Ita-Net em 1 de Out de 2007 11:27 pm, reenviando mensagem sobre o acidente do voo Gol 1907, datada de Seg, 2 de Out de 2006 1:52 am, veiculada e armazenada no Yahoo! Grupos "Ita79" da Turma de 1979 do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Assunto: Re: [ita-net] Acidente da Gol. Encaminhada a: Mauro; Mohamed e Carlos Ferrari, com cópia para: Yahoo! Grupos Ita79; Ita-Net; Daniel e albano.

2- Mensagem veiculada e armazenada no Yahoo! Grupos "Ita79" da Turma de 1979 do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1 de Out de 2007 11:27 pm, reenviando mensagem sobre o acidente do voo Gol 1907, datada de Seg, 2 de Out de 2006 1:52 am. Assunto: Re: [ita-net] Acidente da Gol. Encaminhada a: Mauro; Mohamed e Carlos Ferrari, com cópia para: Yahoo! Grupos Ita79; Ita-Net; Daniel e albano.

3- Voo GOL 1907. Wikipédia.

4- Cópia de mensagem sobre o acidente do voo Gol 1907, datada de Seg, 2 de Out de 2006 1:52 am, veiculada e armazenada no Yahoo! Grupos "Ita79" da Turma de 1979 do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Assunto: Re: [ita-net] Acidente da Gol. Encaminhada a: Mauro; Mohamed e Carlos Ferrari, com cópia para: Yahoo! Grupos Ita79; Ita-Net; Daniel e albano.

Ferramentas pessoais