CPORAer

De wikITA

Logotipo do CPORAer-SJ do DCTA

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAer-SJ) do DCTA, em São José dos Campos, no estado de São Paulo, é o único Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) do Comando da Aeronáutica, tendo sido criado para atender aos alunos do ITA, através da Portaria no. 117, de 19 de março de 1953, do Ministro da Aeronáutica (Brigadeiro-do-Ar Nero Moura).

Tabela de conteúdo

Imagens do CPORAer-SJ

Instalações do CPOR, em foto de Bruno Woltzenlogel Paleo
Alunos do ITA em treinamento em 1954
O então Brig. Montenegro entrega a espada para o colega Edmur (T63)
T90 indo para o Estande de Tiro em 1986
T90 no Estande de Tiro do CPOR em 1986
O incauto Marcos Moniva indo para o fatídico ônibus que tombou com parte T90 em 1986
T90 no CPOR em 1986
T90 no CPOR em 1986
Formatura da T90 no CPOR em 1986
Treinamento da T96 no CPOR em 1992
"Corrida das madrinhas" na formatura dos colegas da T63

Historinhas

Do colega Helder de Azevedo (T85)

As 10 frases célebres do BOSCO

Do colega Irajá (T63) em 27/3/14

A expressão “Três vezes o triplo do valor”, que se tornou corriqueira no ITA, era a ameaça do Sargento (Bosco?) do que deveria ser pago por quem não devolvesse a japona no final do curso no CPOR, aliás super paquerada para sumir porque, além de ser um agasalho eficiente era muito bonitona.

Do colega Carpentiere (T63) em 28-29/3/14

O Ten. Carvalho, chefe dos instrutores em 1959, foi aos poucos corrompendo o meu nome a cada chamada que fazia. Começou com "Sérgio Dalton" (correto), depois mudou para "Sérgio Danton". Não satisfeito, ligou meu nome a um político da época e começou a me chamar de "Sérgio Danton Coelho" e para completar lembrou do nome de nosso colega "Mamãe Me Limpa" Dutra e saiu-se com "Sérgio Danton Coelho Dutra" ao invés de "Sergio Dalton Leme Carpentiere". E assim ficou me chamando até o final do curso.

O Maj. Miller era o comandante do CPOR em 1959. Um dia ele reuniu toda a tropa para anunciar apocalipticamente que "Senhores, a guerra é uma iminência. Estejam todos preparados para morrer pela pátria (!!!!!!!!)".

O Ten. Cel. Sérgio Sobral era o comandante do CPOR a partir de 1960. Posteriormente tornou-se Prefeito Municipal de São José dos Campos, de 1970 a 1975, e parece que fez uma ótima administração na cidade.

Do colega Edmur (T63) em 29/3/14

Como o nosso CPOR era muito pequeno não havia necessidade de comandos por corneta. Como instrução foi preparada uma demonstração de ordens de comando por meio de corneta.

Acho que foi um sargento, Ari ou Bosco, que conduziu a apresentação. Ele dava os diversos comando gritando, "Corneteiro, toca sentido", depois "Toca descansar", depois, "Toca direita volver" e assim por diante. Depois de vários comandos, num certo ponto o Nepô surpreendentemente ergueu a voz e pediu, com seu sotaque mineiro:

- Sargento, pede pra ele tocar a "Noite do Meu Bem".

O Sargento imediatamente gritou furibundo para ele: "Fora de forma".

Do colega Marcelo (T63) em 29/3/14

Teve também a do Isak, sempre atrasado e meio desligado. Um dia ele, atrasado, perguntou a alguém qual seria o uniforme a ser usado naquele dia. Esse alguém, de sacanagem, respondeu que seria uniforme de ginástica.

A tropa, toda fardada, já estava formada para iniciar a ordem unida, quando chega o Isak todo esbaforido de calção e camiseta.

Foi a maior gozação.



Links externos

  1. Portal do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAer-SJ) do DCTA.
  2. Histórico do CPORAer-SJ. Portal do CPORAer-SJ.

Glossário

CPOR

CPORAer-SJ

Cporra

Cporrão

Cporre

História do ITA

DCTA

ITA

Ferramentas pessoais