Carlos Celso do Amaral e Silva

De wikITA

O engenheiro químico Carlos Celso do Amaral e Silva fez pós graduação e doutoramento em Engenharia Sanitária na Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP, onde é livre docente em Planejamento Ambiental. Ao completar dez anos como professor titular da USP, soma muitos méritos pela graduação e pós graduação de talentosos profissionais em Gestão Ambiental. No período de 1964 a 1996, atuou em 68 cursos de especialização nas áreas de Planejamento e de Engenharia Ambiental no Brasil e no exterior.

Ao longo da sua carreira, realizou importantes missões nacionais e internacionais como consultor da OMS - Organização Mundial da Saúde e do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Junto com o Banco Mundial, participou do Programa de Proteção das Florestas Tropicais do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal do Brasil.

Fez parte da OPAS - Organização Pan Americana da Saúde, na Argentina, para assunto de Gestão Ambiental.

Na especialidade de Gestão Ambiental registra numerosas participações de estudos de impactos ambientais para governos estaduais, entre eles, os riscos de dutos de condução de petróleo em Minais Gerais e na Bahia, os riscos das indústrias químicas e os problemas ambientais dos setores de Celulose e de Papel. Desenvolveu projetos de Gerenciamento de Riscos à iniciativa privada, durante instalações de fábricas nas áreas de siderurgia e metalurgia. A poluição das praias brasileiras, também, foi foco da sua participação.

Através do CODEL - Comitê de Defesa do Litoral - , como secretário executivo, coordenou programas de controle da poluição costeira, envolvendo entidades, universidades e o Poder Público de 1978 a 1985. Professor Amaral e Silva foi Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia da Secretaria Especial do Meio Ambiente do Ministério do Interior em 1975/76, coordenando programas de desenvolvimento de suporte técnico para órgão estaduais de controle ambiental na elaboração de padrões técnicos de qualidade da água e do ar exigidos pelo governo federal. Como executivo, entre outras empresas, trabalhou na ALCAN - Alumínio do Brasil S/A e em duas diretorias da CETESB.

Carlos Celso do Amaral e Silva é graduado pela PUC-SP em Engenharia Química e doutorado em Engenharia Sanitária pela USP, obteve o título de Master of Sciences em Environmental Engineering ("engenharia ambiental") pela Universidade de Cincinnati (Estados Unidos). Atualmente é consultor da Holdercim Brasil para seus empreendimentos em São Paulo e Minas Gerais.

Links externos

CV no Sistema de Currículos Lattes

Proteção do meio ambiente

Percepção de risco à saúde


Turma de 1959

Ferramentas pessoais