Carlos Fernando Rondina Mateus

De wikITA

Agraciado com a Láurea Lacaz Neto de 1996, ano da criação desta láurea, patrocinada pela empresa Litoral Engenharia e Desenvolvimento e concedida ao formando que tenha realizado o melhor Trabalho de Graduação.

imagem:CarlosRondina.jpg

Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da FAB publica livro científico

(Publicado no site da Força Aérea Brasileira (FAB) em 01/Março/2010)

O Tenente-Coronel Aviador Carlos Fernando Rondina Mateus, pesquisador e Vice-Diretor Técnico do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), publicou um livro técnico internacional intitulado "Tunable Optoelectronic Devices", o qual descreve tecnologia e aplicações de lasers, detetores e filtros ópticos sintonizáveis fabricados em semicondutores. A publicação do livro coincide com o início de um novo projeto no IEAv para o desenvolvimento de acelerômetros microfabricados em semicondutor para plataformas inerciais.

O livro explora especialmente tecnologias de micro e nanofabricação, as quais possuem características vantajosas sobre outras tecnologias, como tamanho reduzido, integração monolítica, larga faixa dinâmica, mecanismos simples de controle e rapidez na sintonia. Detalhes sobre projeto, simulação e fabricação são discutidos para diversos dispositivos e para aplicações, que vão desde imageamento infravermelho a biosensoriamento.

A obra, publicada em janeiro, foi editada pela Lambert Academic Publishing, situada na Alemanha, e em breve, as bibliotecas do campus do DCTA terão exemplares disponíveis.

Links externos

CV no Sistema de Currículos Lattes

Perfil no LinkedIn


Turma de 1996

Academia Iteana de Letras

Ferramentas pessoais