Cartear

De wikITA

A carteação é a geração on the fly de termos, explicações, exemplos ou qualquer outra informação desejada sobre um assunto especificado. Ao contrário do bostejo cujo discurso evidencia a completa ignorância do falante, o carteado engana a maioria dos ouvintes.

O domínio da técnica da carteação, em especial associado à habilidade de acoxambrar, possibilita a produção de relatórios, documentos em geral e apresentações sobre qualquer assunto sem a necessidade de pesquisas ou análises extensas. Esta habilidade é particularmente importante para profissionais que se voltam para a área de Consultoria.

Existem diversos níveis associados à capacidade de carteação de um indivíduo:

  1. Chutador: Aquele que carteia ocasionalmente, deixando bem óbvio para os ouvintes que ele está carteando. Suas habilidades de carteação são limitadas a alguns assuntos nos quais possui maior domínio.
  2. Carteador: Aquele que carteia com certa habilidade, sendo capaz até de enganar quem não o conhece ou não domina o assunto sobre o qual carteia. O clássico cara-de-pau.
  3. Croupier: Um carteador renomado, que carteia com maior freqüência, maior habilidade, e sobre qualquer assunto, chegando ao ponto de cartear a letra e melodia de uma música da qual nunca ouviu falar! Comumente chamado de Consultor de Assuntos Aleatórios.
  4. Gambit: O mestre supremo. Um virtuoso da carteação. Um gerador automático de relatórios. Geneticamente incapaz de dizer a frase "eu não sei", é capaz de te convencer de qualquer coisa, sobre qualquer assunto, e você jura que ele tem certeza absoluta do que está falando! É o estado de iluminação, o Nirvana dos carteadores. Enfim, um consultor nato.

Glossário

Ferramentas pessoais