Casimiro Montenegro Filho

De wikITA

Marechal Montenegro
Montenegro e idealizadores do ITA e CTA


O Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho (Fortaleza, 29 de outubro de 1904 — Petrópolis, 26 de fevereiro de 2000), filho de Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro e de Maria Emília Pio Brasil, foi pioneiro do Correio Aéreo Militar (CAM) e criador do ITA e CTA. É patrono da Área de Engenharia da FAB e da Academia Nacional de Engenharia e um dos patronos do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica - INCAER.

Ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, em 1923, sendo declarado Aspirante-a-Oficial do Exército em 1928, na primeira turma da Arma de Aviação Militar da Escola de Aviação Militar, que apenas se iniciava no Campo dos Afonsos.

Em 12 de junho de 1931, realizou o vôo inaugural do Correio Aéreo Militar (CAM), que veio a se tornar posteriormente o Correio Aéreo Nacional - CAN.

No posto de Major do Exército, frequentou a primeira turma do curso de Engenharia Aeronáutica na antiga Escola Técnica do Exército - EsTE, atual Instituto Militar de Engenharia - IME, onde se graduou em dezembro de 1941, ano em cujo início havia migrado para a Força Aérea Brasileira, no processo de criação do Ministério da Aeronáutica (atual Comando da Aeronáutica).

Em 1943, já como Tenente-Coronel, assumiu a subchefia da Diretoria de Material da Aeronáutica e a subdiretoria de Técnica Aeronáutica, ocasião em que foram concebidas e postas em prática as idéias que culminariam na criação do ITA e CTA.

Poucos anos depois, em 1947, ainda no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, deu início às atividades acadêmicas do ITA na sala 405-A da própria EsTE e, posteriormente, em instalações localizadas em prédios do Ministério da Aeronáutica, na Ponta do Calabouço, próximas ao Aeroporto Santos Dumont.

Nas comemorações do centenário do seu nascimento, em 2006, foram publicadas duas biografias suas. Uma, pelo destacado biógrafo Fernando Morais (Montenegro - As aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil, Editora Planeta do Brasil, Novembro, 2006), e outra, por dois renomados iteanos, ambos ex-presidentes da AEITA, Ozires Silva e Decio Josué Antonio Fischetti.

Ligações externas

  1. 29 de outubro de 2004 – Um dia dedicado ao IDEALIZADOR E FUNDADOR DO ITA. Notícias, Portal do ITA,, 03/12/2004.
  2. Escola Militar do Realengo. Wikipédia.
  3. Campo dos Afonsos. Wikipédia.
  4. Portal do Instituto Militar de Engenharia - IME
  5. Portal do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
  6. Portal do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial - CTA
  7. "Marechal-do-Ar Casemiro Montenegro Filho". Portal dos Militares da Reserva da Aeronáutica.
  8. Biografia: "Marechal Montenegro, criador do ITA e do Centro Técnico Aeroespacial (CTA)". Portal do CTA.
  9. Casimiro Montenegro Filho. Wikipédia.
  10. Casimiro Montenegro Filho. Wikipedia (em inglês).
  11. Portal do Comando da Aeronáutica. Ministério da Defesa.
  12. Portal do Ministério da Defesa
  13. Fundação Casimiro Montenegro Filho
  14. Manuel Cambeses Júnior, Cel.-Av. R1, "Homenagem ao Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho" (entronização na "Galeria dos Patronos" do INCAER - Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Outubro, 2004
  15. "Galeria dos Patronos" do INCAER. Portal do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica - INCAER.
  16. Ana Paula Soares, "Ozires Silva e Decio Fischetti lançam biografia do Mal. Montenegro", Portal AEITA Online, Outubro, 2006.
  17. Fernando Morais, "Montenegro - As aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil" (Biografia). Editora Planeta do Brasil, Novembro, 2006.
  18. Roberto Guimarães, "A voz do biógrafo" (Entrevista sobre Montenegro). Revista Época, Edição 444, Novembro, 2006.
  19. Eduardo Simões, "Morais biografa saga de marechal". Folha de São Paulo, Novembro, 2006.
  20. Jovana Bubniak, "Façanhas do Marechal Montenegro povoam livro de Fernando Morais" (Entrevista). Jornal Valeparaibano, Novembro, 2006.
  21. Roberto Wagner de Almeida, "Dumont, Montenegro e São José". Jornal Valeparaibano, Novembro, 2006.
  22. Marco Antônio Guglielmo Cecchini, "Os dois Montenegros". Portal AEITA Online, Associação dos Engenheiros do ITA, Setembro, 2007.
  23. Armando Zeferino Milioni, "Reflexões sobre as duas recentes biografias de Casimiro Montenegro Filho". Portal AEITA Online, Associação dos Engenheiros do ITA, Fevereiro, 2007.
  24. Ethevaldo Siqueira, "Dois livros revelam a grandeza de Montenegro", O Estado de São Paulo, Dezembro, 2006.
  25. Eleuda de Carvalho, "Céu de brigadeiro", Jornal O POVO, Fevereiro, 2007.
  26. Fernanda Nogueira de Souza, "Casimiro Montenegro Filho: biografia de um herói brasileiro". Revista Aventuras na HISTÓRIA. Ed. Abril.
  27. Entrevista com Dona Antonietta Montenegro em fevereiro de 2016

Glossário

História do ITA

ITA

CTA

COCTA

Ferramentas pessoais