Cláudio Miguel Barreto Viana

De wikITA

Fundador das Empresas do GRUPO AEROMOT, é engenheiro de Aeronáutica e
fez cursos de pós-graduação e estágios em diversas instituições internacionais.

É membro do Conselho de Ciência e Tecnologia (CCT), composto por 14 representantes
nomeados pelo Presidente da República, oriundos das áreas acadêmicas e empresarial e membro
do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do RS, nomeado pelo Governador do Estado.

Transcrição de depoimento do Cláudio Barreto por e-mail à ita-net em 22 de julho de 2016, por ocasião dos Jogos Olímpicos do Rio

Oi Pessoal, beleza! Pois o guri aqui, que entrou no ITA na 1ª Turma em 1950, que começou as aulas só em Maio porque os H-10, onde nos alojamos com boa parte dos professores, não ficara pronto, muito jogou rachinhas de basquete na cancha que ficava atrás dos H-10 - ainda existe? Eu não joguei pelo time do ITA que era muito bom, mas no início tínhamos torneio entre os anos, posteriormente Fundamental contra Profissional, e novamente entre os anos - e fui do time campeão algumas vezes, inclusive no último ano, em que era d' "O 3º ano profissional contra o Mundo!". Entrávamos em campo berrando isso, eu e o Pintinho - Geraldo Augusto dos Reis Lima, já falecido, gritando esse mote e carregando horizontalmente um imenso poste com uma calcinha presa numa ponta, troféu obtido numa excursão a Jacareí, pois em SJC não era permitido casas de moças de vida airada(!) por ser estância de sanatórios para tuberculosos... O Gerhard Garz era o expoente do time, jogando mais o Antônio Marins, o João da Matta Costa Bismara, o Pintinho e eu - o único ainda vivo.

Lembro que o Bombarda jogou pelo Brasil na Suécia, creio que em Helsinski. Ele e o Marson, por passarem a jogar no time do Tênis Clube que começou a ganhar tudo, muito concorreram para melhorar o ambiente com o pessoal da cidade, enciumado pelo sucesso que faziam com as gurias da cidade "os bravos cadetes da COCTA", como uma vez nos chamou pelo alto-falante o locutor da rádio de Taubaté, quando lá jogou o time de volley do ITA. O Marson então se entrosou totalmente pois casou com a Terezinha, bela moça da cidade. Fico feliz em saber que ele continua vivo, e afirmo com toda a convicção que ela faz parte do quinteto, cada um na sua área, que muito fez para, nos primórdios do ITA, este deslanchar com a força e grandeza que o faz famoso e respeitado até hoje. Os outros foram Cel. Montenegro, idealizador e fundador do CTA; Cel. Leal que, nas frequentes ausências do Cel. Montenegro trabalhando nas altas esferas, tocava o barco em SJC na difícil fase de implantação; Prof. Lacaz, ensinando matemática, treinando o time de futebol e o constante "pai de todos" com sua bondade inata e sempre presente. e o Prof Paulus Aulus Pompéia, cientista de alto nível e também administrador, numa época em que tudo estava por ser feito.


Turma de 1954

Ferramentas pessoais