Darcy Domingues Novo

De wikITA

Autor do livro Eletrônica Aplicada, em dois volumes, bastante popular entre estudantes de eletrônica de todo o Brasil.

Nos anos 70 sua presença se fazia anunciar pela aproximação do inconfundível Ford Galaxie 500.


Transcrição de e-mail de Toshiyuki Tatani (ELE-69) de julho de 2013:

O Prof DARCY veio nos dar aulas em 1967 no 1o.Ano Profissional de Eletrônica, na Cadeira de Circuitos Eletrônicos, logo após sua volta de TOULOUSE/FRANÇA, onde obteve seu Docteur en Sciences, equivalente ao PhD.

Contava-nos que, tendo feito vestibular para o ITA e sido reprovado, havia ido fazer Física na USP. Era de Marília, interior de SP, um ITEANO que não se formou no ITA, tal era seu entusiasmo pelas coisas da Escola.

No 2o.Ano Profissional, a T69 já não aguentava mais: só na matéria do Prof DARCY gastávamos mais de 40% do tempo e em exercícios e aulas de LAB, que em outras matérias as provas "ajudavam" a melhorar a média, na do Prof DARCY SÓ PIORAVA. Havia um Auxiliar de Ensino ITEANO, da T66, que era rigorosíssimo e excelente professor (NELSON DELFINO D'AVILA MASCARENHAS). O Prof DARCY havia decidido, desde o início, que a T69 só teria aulas baseadas em dispositivos de estado sólido e seria a primeira turma do ITA a ter aulas só nesta matéria. As válvulas ficavam para LAB e exercícios !!!

Numa manhã, a turma resolveu que os REPRESENTANTES DE TURMA,(éramos eu e o Augusto Luiz SPINELLI Neto, o Chefão), deveríamos apresentar uma RECLAMAÇÃO, e lá fomos, ESCOLTADOS pela T69 de ELETRÔNICA em peso, em direção à sala do Prof DARCY.....

Lá chegando, INVADIMOS a sala do Prof DARCY, que estava sentado, preparando alguma coisa, surpreso, perguntou o que nós queríamos. Fizemos um belo discurso dissecando as agruras do curso dele, com todos apoiando entusiàsticamente. Ele magnânimamente nos ouviu, contou pela ENÉSIMA VEZ sua tentativa malsucedida de entrar no ITA, e disse SOLENEMENTE :

- A situação de vocês está ruim e vai piorar.

Virando-se para a estante, sacou um livro da Coleção Schaum e disse: - Levo umas 3 horas preparando UMA HORA de aula para vocês, lá em Guaratinguetá, levo o livro da Coleção Schaum e, teatralmente, abriu numa página que falava de TRANSFORMADORES e disse: - Hoje, turma, vamos dar uma aula sobre TRANSFORMADORES, que é um negócio muito enrolado....

- Quem vai tirar diploma do ITA são vocês, se querem moleza, posso conseguir transferência para todos com o Prof LACAZ, para Guaratinguetá (a Escola de Engenharia de Guaratinguetá acabava de ser fundada com auxílio de professores do ITA).

Ante a estupefação no rosto de todos, o Prof DARCY EXPULSOU A TODOS, dizendo: - Tenho muito o que fazer, e voces já foram devidamente esclarecidos...FORA DA MINHA SALA.....

Passaram se os meses e veio o 2o.Semestre.

Lembro-me até hoje da ASSEMBLEIA DA CV DA T69 que aprovou por UNANIMIDADE o nome do Prof DARCY como ACOMPANHANTE da T69 DE ELETRONICA à viagem pela Europa.(o acompanhante da T69 de AER E MEC foi o excepcional Prof ALVIMAR, UM COMPANHEIRÃO DE VIAGEM).

Dona Vera, sua simpática esposa, e o Prof DR DARCY DOMINGUES NOVO nos atenderam à porta do H Montão, onde moravam, naquela noite, com muita surpresa e mais ainda surpresos ficaram quando lhes comunicamos que eles estavam sendo CONVIDADOS POR UNANIMIDADE PELA T69 DE ELETRONICA a nos acompanharem pela viagem à Europa. Tínhamos diferenças de opinião, sim, MAS TODAS VISANDO À MELHOR FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DO ITA.

Depois de formado, visitei regularmente o ITA, durante alguns anos, várias vezes, e sempre contatava o Prof Dr. DARCY DOMINGUES NOVO, que queria saber da utilidade das matérias ensinadas e do desempenho dos seus ex-alunos.

Um professor FENOMENAL, um ITEANO como poucos. Muitas saudades.


Professores Eméritos do ITA

Professores do ITA

Professores da T82

ITA

Ferramentas pessoais