Departamento Cultural

De wikITA

Um dos departamentos do CASD (em meados dos anos 50) encarregado da promoção de eventos como espetáculos de teatro, concertos e outras tantas atividades de interesse dos alunos e moradores do próprio CTA. Traz a missão de promover a educação, discussão e produção cultural, a baixos custos, tendo como alvo principal a comunidade do ITA, do CTA e de São José dos Campos.

Atualmente, entre suas realizações culturais, promove atividades periódicas entre a comunidade iteana, além de administrar no H8 as salas de música, o CineClube e a Biblita


Tabela de conteúdo

História

O DepCult foi fundado paralelamente ao CASD, em meados da década de 1950. No entanto, o departamento não esteve ativo durante todos esses anos, pois teve suas atividades paralisadas durante alguns períodos. Em 2007, o DepCult encerrou atividades e foi reaberto em 2008.

Nesse período, a iniciativa trouxe diversos artistas ao Vale do Paraíba tais como Arnaldo Antunes, Yamandu Costa e Arthur Moreira Lima na música, Dimas Cardoso na fotografia, Fernando Bonassi no teatro e cinema (ver V Semana de Arte Violetta Soffiati), tendo sido reconhecido pela câmara municipal de São José dos Campos, através do Encontro Musical em 2005, pela "importância da realização de eventos que [...] trazem conhecimentos, orientações, informações e lazer" (ver Reconhecimento da câmara municipal de São José dos Campos)

Eventos Tradicionais

Encontro Musical

O Encontro Musical, realizado pela primeira vez em 1989, reúne atrações musicais de alunos, ex-alunos e funcionários do ITA, além de contar com a participação de bandas da cidade de São José dos Campos em geral, tendo também por vezes a presença de atrações internacionais. Tudo ocorre em dois ou três dias, em geral com um unplugged.

Em 2003 e 2005, nas XIX e XXI edições, o encontro contou com a presença de Robson Miguel. Na edição de 2013, o Encontro Musical contou com a participação de 16 bandas de São José dos Campos em dois dias de evento.

Nas últimas edições foram realizadas votações populares em que foram eleitas as melhores bandas do Encontro Musical, que tocaram no Show Prêmio, evento realizado fora do CTA, em geral no Dunluce Irish Pub, em São José dos Campos.

Semana de Arte Violeta Sofiatti

A Semana de Arte é um "evento sem fins lucrativos idealizado para homenagear a aluna do ITA Violeta Soffiatti – excelente pianista e aluna do ITA, falecida em 2001.

O evento traz oficinas de arte, fotografia, mostras de cinema entre outras atrações.

Semana de Arte Violeta Soffiati.

A primeira edição do evento ocorreu em 2001.

Projetos Internos

O Departamento organiza projetos internos para a comunidade do ITA, tais como aulas de música (violão, guitarra e piano), intervalos culturais (durante o horário entre as aulas de sexta-feira), além de administrar a biblITA e a sala de música.

Há ainda reunião periódica de grupos de alunos, tais como grupos de debate, que escolhem um tema do cotidiano e passam a discutir sobre o assunto (Tereré com Platão); e grupos de fotografia, em que é estudada e colocada em prática a arte de fotografar. Corriqueiramente também são realizados pequenas exposições de ideias (Cult Talks) em que alunos escolhem um tema (cerveja, sexualidade, dialética, os mais variados) e o expõem à comunidade em poucos minutos.




Eventos passados e Programações

Imagem:Soffiatti.jpg



Imagem:XXEM.jpg
- 19º Encontro Musical
- 21º Encontro Musical - Matéria ITA


Glossário

Atores Iteanos

Ferramentas pessoais