Dicas para começar uma Regional da AEITA

De wikITA

Edição feita às 14h02min de 30 de junho de 2015 por Coyote (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Reproduzo a seguir, a pedido do Fernando Coelho T59,parte do estatuto atual da AEITA com a proposta de revisão feita por ele e e-mail enviado para os iteanos que estão decolando com a Regional de Nova York!

Seguem-se várias dicas resultantes da experiência de da Regional Rio que poderão e deverão ser enriquecidas com de outras regionais.

Tabela de conteúdo

Parte do Estatuto referente as Regionais

Atualmente:

ART 25 - Nas cidades em que houver no mínimo 10 (dez) sócios fundadores ou natos interessados em intensificar as atividades da Associação, poderá ser criada, pela Diretoria Executiva, uma Regional da Associação. §1º - As regionais poderão ser regidas por regimentos próprios, aprovados pela Diretoria Executiva da AEITA. §2º - As Regionais serão dirigidas por uma Diretoria Regional eleita por seus sócios no gozo de seus direitos sociais. §3º - As Diretorias Regionais poderão agir em nome da AEITA, por delegação da Diretoria Executiva da Associação, outorgada mediante procuração pública.

ART 26 - Poderão ser criadas, pela Diretoria Executiva, Representações de Turma de graduação do ITA, quando houver no mínimo 10 (dez) sócios interessados em fomentar a integração dos membros da respectiva turma. §1º - Representações de Turma poderão ser regidas por regimentos próprios, aprovados pela Diretoria Executiva. §2º - As Representações de Turma serão dirigidas por uma Diretoria de Turma eleita por seus sócios no gozo de seus direitos sociais. ART 27 - Poderão ser criadas, pela Diretoria Executiva, Representações de Área em campos de interesse profissional de grupos de no mínimo 10 (dez) sócios natos. ART 28 - As Diretorias Regionais, Diretorias de Turma e Diretorias de Área formam o Conselho Consultivo. ART 29 - Compete ao Conselho Consultivo assessorar a Diretoria Executiva nas ações estratégicas visando atender as necessidades dos seus associados e do relacionamento com o ITA. Parágrafo Único - As Representações de Área deverão ser regidas por regimentos próprios, aprovados pela Diretoria Executiva.

Esses dois artigos seriam substituidos por :

ART 25 - Nas cidades em que houver no mínimo 10 (dez) sócios fundadores ou iteanos interessados em intensificar as atividades da Associação, poderá ser criada, pela Diretoria Executiva, uma Regional da Associação. §1º - As regionais poderão ser regidas por regimentos próprios, aprovados pela Diretoria Executiva da AEITA.

e-mail inicial do Fernando

From: Associação dos Engenheiros do ITA [1]

Sent: Friday, August 14, 2009 1:40 PM

Subject: Regional da AEITA em NY USA

Iteanos

O Meton Morais, ELE-00, pensa em organizar uma regional da AEITA em NY.

Estamos dando apoio. Como?

Fornecendo a ele os e-mails de todos os iteanos nos EUA e Canadá. É como ele poderá comunicar a sua intenção de iniciar e organizar uma regional da AEITA em NY. E de receber sugestões e comentários dos grupos que já estejam organizados.

Tatani, para fazer este HH-HappyHour você contactou alguém na ITA Net para pegar os contatos de algumas pessoas, ou foi através de contatos de pessoas que você conhece? A AEITA tem repassado e-mails das regionais para os iteanos daquela localidade. Fez e faz isto quando solicitada pela Regional. O contato pessoal é fortíssimo e deve ser usado sempre que possível.

Teixeira, se possivel, gostaria de saber o que é preciso para fundar uma regional, ex: ter um ponto de encontro, um endereço; ou simplesmente um e-mail e um iteano que mora em tal lugar?

Não sei responder. O ponto de encontro em um local é a forma tradicional. Porque não pensar em outra forma de diálogo? Via skype. Via MSN. Via Internet.

Contato pessoal é muito bom. É factível, possível? Hoje muitos reclamam, em SP e Rio, do trânsito. Do tempo de locomoção. O que é verdade para alguns locais. Para fundar uma regional basta ter a vontade de e tentar. Nós tentamos apoiar.

Temos uma AEITA na Europa http://groups.google.com/group/ITA-Europa ou http://www.aeitaonline.com.br/wiki/index.php?title=AEITA_Europa, que já tem algo organizado. O contato lá seria com Lucas Cardoso, Maguary, MEC-05. Que estou copiando lucascmg@gmail.com

Temos um site da AEITA Rio, http://aeita.rio.googlepages.com/ . Tem muita informação e pode servir como referência.

Temos um site da AEITA SJC, http://aeita.sjc.googlepages.com/. Também pode ser uma referência.

Temos outros links para Regionais no wikITA http://www.aeitaonline.com.br/wiki/index.php?title=Regionais_da_AEITA

Temos um site de relacionamento AMIGOS que deve ser pesquisado: http://aeita.cesar.org.br/aeita/viewHome.do . Para se cadastrarem nele coloquem seu nome COMPLETO para facilitar o cadastramento.

A mais antiga Regional da AEITA é a de São Paulo. Murta e Hiroaki são os coordenadores. Que estou copiando. hirokok@uol.com.br e murtasys@netpoint.com.br

Quem é doutor em Regional é o Carlos Roberto Teixeira Netto, T74. Que estou copiando aeita.rio@gmail.com Podemos dar este tipo de apoio. Podemos responder às perguntas e dúvidas que tenham. Podemos colocar um iteano em contato com outro. O Teixeira é fã da Rede Amigos. Vê grandes méritos neste tipo de ferramenta de relacionamento. Ou seja, é vasto o mundo dos relacionamentos e redes profissionais. Antigo que sou, fico mais nos e-mails.

Faço votos que se comuniquem e montem uma bela regional. Muito chique dizer que a AEITA tem regionais no Brasil e NO MUNDO. Coloco a seguir e-mails que deram origem a este. Que falam sobre relacionamentos entre iteanos. Talvez ajudem. Ou atrapalhem.

Fernando Faria Coelho de Souza

Presidente da AEITA biênio 2008/2009

Legitimidade

Na fase inicial de formação de uma Regional, o mais importante é o desejo e disposição de se começar uma, seguido de um rápido alinhamento com a diretoria vigente. Como escreveu um poeta: "Camiñante, el camiño se hace al andar". Tão logo se tenha um bom número de iteanos comprometidos com a manutenção da Regional valeria a formalização por um processo democrático.

Tomo a liberdade de publicar uma troca de e-mails sobre este aspecto de representatividade/legitimidade, títulos de cargos, etc...

De: Luiz Pinto de Carvalho Data: 11/05/06

Estou meio por fora da organização da AEITA-Rio neste momento. Não tenho visto referancia a cargos como "Presidente", "Secretário", etc. Pode não ser indispensável que esses cargos existam, mas há um fator psicológico que torna conveniente sua existência. Quando eu fui "Presidente", sucedendo o Elvé, o termo era esse, e havia "Secretário", "1o Tesoureiro"e "2o Tesoureiro". O nome "Presidente" tem o inconveniente de poder fazer alguma confusão com o Presidente da AEITA, mas se distingue deste dizendo-se "Presidente da Regional Rio" ou "Presidente da AEITA-Rio". O nome não é importante. Pode ser qualquer que sugira a função. Vocês dois, Fernando e Carlos, têm ambos liderado a retomada da AEITA-Rio. Se cada qual já tem um cargo específico, ignorem as sugestões sobre cargo acima e abaixo. Caso não tenham cargos com nome, sugiro que inventem um cargo para cada um; por exemplo, Presidente e Secretário, ou Presidente e Vice-Presidente, ou outra combinação qualquer. Pensem em outros nomes que possam compor uma diretoria (que seja mínima, apenas o necessário em termos práticos; por exemplo, Presidente, Secretário e Tesoreiro, ou Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoreiro; ou, nesse último caso, Secretário acumulando a função de Tesoreiro). É irrelevante qual dos dois será Presidente, qual será Secretário ou Vice-Presidente. Pode levar em conta maior atividade, maior disposição para atividade, maior idade, e isso pode levar ao cargo de Presidente ou, ao contrário, ao de Vice ou Secretário, neste caso um cargo executivo, enquanto Presidente seria mais um cargo representativo. Reunam-se (por e-mail, telefone, etc, talvez no final pessoalmente) para montar essa estrutura. Não será difícil, porque a decisão de quem fica num posto ou no outro, na verdade, não é importante. Pode ser tomada segundo tendências individuais ou até de forma totalmente aleatória (até por "par-ou-ímpar"). Uma vez montada essa estrutura, ela é uma "chapa". Levem a "chapa" à próxima reunião da AEITA-Rio, essa do dia 16 de maio. Anunciem na hora que foi julgado conveniente formalizar uma estrutura e que existe uma chapa. Apresentem a chapa, perguntando se mais alguém quer apresentar alguma chapa. Ninguém quererá. A chapa será eleita por unanimidade.

De: Carlos Roberto Teixeira Netto Data: 11/05/06

Deixa eu confessar uma coisa... Eu sou um adepto do anarquismo em uma comunidade onde seus membros tem algum senso de responsabilidade e realidade. Mas sei que existe um mundo real, não utópico...

Eu estou vendo minha função muito em linha com o que está num livro do momento, "O monge e o executivo". Esta fantástica comunidade de iteanos no Rio precisa de algumas pessoas para ajudá-la a descobrir seus caminhos, a se valer desta mesma comunidade em favor de seus componentes, de forma legítima, e contribuir para a transformação da sociedade em que estamos inseridos. Neste sentido estou disposto a servir.

A formalização e legitimidade da estrutura da AEITA Regional Rio irá depender muito do que se pretende fazer no futuro. Pelo momento estamos buscando resgatar os relacionamentos entre os iteanos através desses encontros. O que está sendo feito é baseado no que a maioria quer, desde que não fira nenhum princípio ético, etc. Minha sugestão é que tão logo tenhamos capturado a atenção e interesse desta comunidade poderemos seguir um processo mais formal. Que tal fazer isto no segundo semestre?

Caso julguem que seja necessário um título e uma eleição de imediato, sem problemas... Submeto-me a isto como uma forma democrática de legitimação. E seguirei contribuindo no que for possível. Podemos seguir o caminho proposto pelo Luiz, sendo anunciado um processo de eleição neste próximo encontro do dia 16. Os interessados montariam suas chapas e faríamos uma votação.

Sou todo ouvidos...

De: Fernando Faria Coelho de Souza

Acho a idéia de propor uma chapa, na reunião, legal. Tenho dúvida se a hora é esta. Porque não depois? Ainda não engrenamos e vamos para o formalismo. Prefiro engrenar primeiro e formalizar depois. Abs Fernando

De: Luiz Pinto de Carvalho' 13/06/06

Não faço nenhuma questão de formalização, mas acho que pode ser útil. Não se trata de quem ficar com o cargo de maior nível mandar. Esse cargo é de serviço, não de mando, o serviço que vocês dois estão dispostos a dar, e o fato de haver uma estrutura é apenas para proporcionar uma referência para organização das ações, ou seja, dos serviços. Assim, se vocês acharem que vale a pena, pode-se apresentar a "chapa" na próxima reunião ou, se julgarem mais prudente, pode-se debater o assunto nessa reunião e propôr que se formem chapas para alguma reunião futura, já apresentando a de vocês; a reunião futura pode ser a seguinte ou mais adiante, talvez no próximo semestre. O que definiria exatamente como fazer seria o debate do assunto, na próxima reunião. Talvez a melhor opção seja esta: debater este assunto na próxima reunião. Como não deve tomar muito tempo (pode ter a forma de uma simples consulta), pode ser feita imediatamente antes da palestra. Se vocês julgarem prudente, para não parecer "ambição", podem dizer que foi sugestão minha... (ou não, como diria meu conterrâneo Caetano Veloso).

Sobre a questão do LOCAL para os Encontros...

Nossa experiência... Aqui pelo Rio fizemos os Encontros em lugares diferentes (*) e não houve redução de quorum por isto.

O que houve foi que alguns não puderam comparecer, pois ficava muito fora da rota trabalho-casa, mas em compensação, outros que não podiam ir nos locais anteriores, pelos mesmos motivos, ficaram contentes em poder participar.

Itens a considerar: Próximo do trabalho ou da residência ou na rota trabalho-casa Acesso fácil Local agradável e propício a um entrosamento informal; Estacionamento

(*) Centro (Clube da Aeronáutica), Botafogo (FGV e casa do Pacitti), Gávea (PUC), Barra da Tijuca (Galeria Gourmet)

Sobre a questão do TEMPO dispendido no processo de organização dos Encontros...

O apoio e ajuda de outros iteanos é fundamental!

Lembrando o que aconteceu aqui pelo Rio, eu sempre tive o apoio do Fernando T59 (com sua vivência, conselho e contato com as turmas mais antigas), do Floriano T93 (que alternava comigo a coordenação dos Encontros), do Eduardo/Elemento T95 (que incentiva os colegas mais novos e repassava os convites para a COPPEAD. E chegamos a ter mais coppeadianos do que iteanos, creia).

Não creio que a Regional venha a ser uma sobrecarga para aqueles que já se aposentaram ou teem uma agenda mais tranquila.

LISTA DE CONFIRMADOS E DOS PRESENTES...

O porquê da lista dos iteanos que confirmaram ou estiveram presentes (em ordem de turma). Como tenho muito mais tempo disponível que você (um dia vc chega lá...), tenho publicado no site da regional uma página dos que confirmam a presença em um Encontro. Nos e-mail de reforço para os Encontros faço menção a esta lista, por link. Penso que isto pode animar um ou outro iteano quando vê na lista algum colega de turma que vai estar presente e faz tempo que não encontra com aquele amigo. Por isto faço a divulgação classificada por turma e não por nome. Um pequeno detalhe. Exemplo: http://aeita.rio.googlepages.com/240608confirmados Faço o mesmo, depois para os que estiveram presentes,mas, o mais importante é que vão sabendo quem vai estar.

ENQUETES...

Isto ajuda, dá um caminho para entender o que pensam e querem os colegas daquela região. Quanto ao dia da semana, horário, local e tema. Tenho usado o Google Docs (Form). Muito fácil de usar, creia-me Veja o exemplo no link abaixo: http://aeita.rio.googlepages.com/301108pesquisa

COMUNICAÇÃO NAS REGIONAIS

O que temos feito por aqui, na regional Rio, é sempre informar a Ana Paula (jornalista contratada da AEITA) dos Encontros programados Encontros ocorridos Links de registro dos Encontros (presentes, fotos, comentários, contas, o ppt usado na apresentação e outras info). Exemplo: http://aeita.rio.googlepages.com/191108silviomeira A Ana tem publicado os anúncios no AEITA Online, a programação no Suplemento e o Encontro seguinte no AEITA Informa. E, depois, sai no Suplemento o que ela cre interessante para a comunidade iteana (algumas fotos, textos, comentários). No AEITA Online fica o link para mais info sobre o Encontro ocorrido. Isto dá uma excelente cobertura.

O convite para os Encontros da Regional são feitos por e-mail, uma duas semanas antes: Para a lista/grupo da Regional (AMIGOS, Yahoo, Google, etc.). Aqui no Rio é o Yahoo Group ITA Rio, com 250 iteanos (moderador Eduardo Fontes); Individualmente, para os iteanos que mantidos em Banco de Dados da Regional. aqui no Rio com cerca de 600, mas apenas 400 com e-mails; Na semana anterior, estou enviando e-mails grupado por turmas, fazendo a "Última Chamada" e indicando a lista dos que já confirmaram (o objetivo é que colegas de mesma turma aproveitem para se encontrar). Uma coisa que faz a diferença são os colegas mais engajados que animam os demais para se encontrarem nessas oportunidades (o Fernando sempre fez isto com as turmas próximas da T59, o Floriano com a T93, o Yamamoto com a T75, eu com a T74, etc.).

Para facilitar a comunicação, muito me tem ajudado o GooglePages, com a lista dos confrmados e penso que esta classificação POR TURMA é a ideal. Mas, agora conhecendo o Google Docs/Form o iteano pode ir direto e confirmar sua presença no formulário e já aparece na lista publicada na web (vou desenvolver um modelo disto e deixarei disponível).

COMUNIDADE/LISTA/GRUPO DA REGIONAL

É essencial para uma regional manter-se uma facilidade como esta que pode ser no AMIGOS (que recomendo e digo porque mais adiante), no Google Group, no Yahoo Group, etc.

Aqui no Rio pegamos carona no Yahoo Group ITA Rio que tem como moderador o Eduardo Fontes T95. Em um grupo como este, aqueles interessados em se manter em contato se preocupam em manter seu endereços de e-mail atualizados e facilita o trabalho de comunicação.

Mas, temos muitos colegas na região que não estão nesta lista. Aqui no Rio de cerca de 600 iteanos, apenas uns 250 estão na lista do Yahoo Group ITA Rio. A saida para manter a comunicação com esses colegas que não estão no ITA Rio foi de manter um banco de dados com os e-mails deles. Com isto conseguimos manter contato com 400 iteanos no/do Rio.

Para evitar o bloqueio como possível spam pelos aplicativos de correio eletronico, os e-mails são enviados individualmente para cada iteano.

No envio dos convites para os Encontros, tenho usado listas dos colegas da regional agrupados por turmas na esperança de que eles se copiem nas respostas/confirmações e se motivem a ir ao Encontro. Não tenho certeza que tem sido útil.

IMPORTANTÍSSIMO!!!

A Regional tem o compromisso de limitar o envio de e-mails ao máximo de 3 e-mails por mês para não congestionar caixa de entrada dos colegas.

Se for enviar e-mails para vários colegas use o BCC para preservar a privacidade dos mesmos, exceção feita aos colegas de turma.

ESTRUTURA DOS ENCONTROS

Cada Regional deve encontrar sua própria dinâmica.

Aqui no Rio estruturamos para que as reuniões acontecessem durante a semana (para não tirar o tempo da família) e após o horário comercial. Isto, em um horário que não fosse nem tao cedo e nem tão tarde. Optamos, por princípio, começar às 18:00 horas e terminar às 20:00 horas.

Como é sempre um problema a questão de sincronizar o horário de chegada com colegas vindo de diferentes lugares, reservamos o horário das 18:00 às 19:00 para um comes-e-bebes de boas vindas. É um tempo para o reencontro, troca de idéias, fazer networking, contar histórias, fazer amigos, etc.

Os Encontros com palestras começam às 19:00 e vão até às 20:00 horas. Isto é deixado bem claro que quem precisar pode sair às 20:00 horas sem que isto seja considerado uma desfeita ao apresentador ou aos demais colegas.

É que nunca conseguimos terminar, de fato às 20:00 horas, pois sempre o assunto é interessante, temos perguntas, trocas de idéias, etc.

Após o Encontro, se o local permite, aproveitamos para conversar, comer e tomar um suco...

Sustentabilidade Financeira da Regional

Os adeptos da lógica "usou, pagou" gostam desta modalidade... Os Encontros devem ser concebidos para serem auto-sustentáveis. O famoso "racha" de despesas. No início, pode ser um pouco mais difícil se envolve aluguel de espaço, buffet, projetor, material. Com o tempo fica fácil conhecer o custo total e uma estimativa de iteanos presentes, com isto uma previsão do custo per capita. Chegamos aqui no Rio de R$20 a R$30 por pessoa. Exemplo de demonstrativo: [2]

Sobras e falta podem ser compensadas em um próximo Encontro.

Ah... São oportunidades para se praticar a DC... Para não ter que ter um cobrador/tesoureiro correndo atrás dos colegas com o papel antipático de recolher as contribuições, adotamos,no Rio, um envelope com uma folha grapeada com a lista dos que confirmaram. Este envelope circulava durante o Encontro e cada um depositava sua parte e "vistava" na folha. Ao final, apenas o trabalho de contar. Sempre deu certo! DC funciona!


IMPORTANTE: Transparência é FUNDAMENTAL!!!

GRUPOS DE INTERESSE/DESENVOLVIMENTO

O que pode interessar a um grupo de iteano em uma localidade??? Não tenho a menor idéia...

Portanto, nada como perguntar. Ajuda, mas não resolve...

Um pouco da experiência na Regional Rio está descrita/documentada aqui:

http://aeita.rio.googlepages.com/gruposdeinteresse

Dicas adicionais

É fundamental ter-se um grupo virtual para facilitar a comunicação. Poderia ser no Yahoo, no Google, no Orkut, no wikITA ou qualquer outro similar. Seria muito legal se vocês começassem a testar e usar o AEITA AMIGOS. Por que isto? Porque o AEITA AMIGOS pretende ser a plataforma web 2.0 dos iteanos. Já estamos com quase 500 iteanos por lá. Algumas comunidades que podem interessar, como a de Expatriados e outras.

É só entrar lá e criar uma comunidade de iteanos naquela nova regional. O legal é que as comunicações, a principio, ficam só entre os interessados, sem poluir caixa postal de ninguém. Mas, se algum iteano para área da nova regional ou estiver passando por aí pode querer encontrar um com dos iteanos de lá ou, então, obter alguma dica. Assim fica fácil para todos.

Busca de um lugar para se encontrar... Se for um número reduzido de iteanos na região, dá para colocar o endereço de cada um no Google Maps [3] fica mais fácil visualizar. Creio que um pouco mais o Google irá ter este aplicativo (se é que já não está em "lab"). Outra sugestão pode ser de usar o Google Latitude [4] , a partir dos celulares cadastrados, localiza cada um de vocês em tempo real.

Finalizando... Como diria o Fumio T74: Gambare! (Jap: ~Esforça-te) ou na mais cultura latina: Sorte!

Ferramentas pessoais