DC

De wikITA

(Redirecionado de Disciplina Consciente)

Tabela de conteúdo

Introdução

A Disciplina Consciente (DC) é um dos primeiros conceitos com o qual o aluno tem contato, assim que chega ao ITA.

De forma bem resumida, a DC é o "Código de Honra" do iteano. Consiste em "fazer o certo" por amor à verdade e não por temor a uma eventual punição.

Todos os anos os veteranos se encarregam de mostrar aos bixos a importância e a necessidade de se preservar essa cultura de comportamento que já se tornou um dos componentes do processo de formação do engenheiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

O termo, muito controvertido, designa um conjunto de práticas e conceitos ditados pelo bom senso e pelo que poderíamos chamar de uma "moral comunitária".

Porém, diferentemente da maioria das características que o curso do ITA tem conservado ao longo de sua história, a disciplina consciente não nasceu com aquele Instituto.

Em que pese a relevância do conceito de DC, a maioria dos Iteanos desconhece a sua exata origem.

Origem da Disciplina Consciente

O primeiro Reitor do ITA, Professor Richard Harbert Smith, que também foi professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), trouxe de sua escola a semente da DC. Os alunos eram incitados a um intenso trabalho de desenvolvimento pessoal pelo Prof. Smith.

Além disso, pelo fato do número de alunos ser pequeno, o Diretor do então Centro Técnico de Aeronáutica, Brigadeiro-do-Ar Casimiro Montenegro Filho (idealizador do CTA e do ITA), e o próprio Reitor, eram muito próximos dos alunos, o que permitia um acentuado acompanhamento individual.

Com o decorrer da década de 50, foram chegando mais alunos, e o ITA aumentou o seu efetivo discente.

O jornal "O Iteano", em novembro de 1954, já usava o termo:

(...) Como vemos, o regime de Disciplina Consciente para ser aplicado precisa de autoridade (e muita) a fim de realizar alguma coisa de sólido e construtivo.

A palestra

Nessa mesma década, o Tenente-Coronel-Aviador Sérgio Sobral de Oliveira fez uma pesquisa sobre os códigos de ética praticados nas academias de West Point, Annapolis e Colorado Springs, os principais centros de formação do Exército, da Marinha e da Força Aérea dos Estados Unidos, respectivamente.

Dessa experiência, nasceu o código implantado na, então, Escola de Aeronáutica (hoje Academia da Força Aérea - AFA) e na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr).

Estando a par dessa atividade desenvolvida pelo Ten. Cel. Sobral, o ITA convidou-o para ministrar uma palestra aos alunos, em 1959. A resposta foi tão entusiasmada, que a palestra, que havia começado logo após o horário de almoço, continuou noite adentro.

Por conta desse entusiasmo, o Ten. Cel. Sobral foi chamado para ser o Comandante do CPOR no ano seguinte.

Boa vontade

Para conquistar a simpatia dos alunos e melhorar o relacionamento dos mesmos com os instrutores, sem deixar de cumprir os exercícios militares previstos no currículo do curso, o novo Comandante adaptou algumas atividades. A marcha de 14 km, constante do Plano de Ensino, terminava na fábrica da General Motors do Brasil, com uma visita empolgante à mesma.

Na verdade, sem esse clima de boa vontade, provavelmente hoje a DC não existiria, porque foram os próprios alunos que escolheram adotar esse código de ética proposto pelo Ten. Cel. Sobral. Foram realizados vários debates e palestras, até que os alunos chegassem a um consenso e criassem seu próprio código, o qual denominaram Disciplina Consciente, tema da palestra de 1959.

Em um ambiente de confiança e boa vontade, o Ten. Cel. Sobral conseguiu dar a sua contribuição para que os alunos se motivassem e entendessem o quanto poderiam ganhar com a implantação de um código de ética.

Com o passar dos anos, a Disciplina Consciente passou a ser um dos principais fatores a enaltecer os engenheiros formados pelo ITA junto à sociedade e ao mercado de trabalho, pois ajudou, e ainda ajuda, a amadurecer um caráter forte e honesto naqueles que a adotaram como código de conduta.

Links Externos

  1. Disciplina Consciente (DC). Divisão de Alunos do ITA. Portal do ITA.
  2. Revista CPOR. Portal do CPORAer-SJ.
  3. Alberto Adade Filho. "Aspectos do Modelo Educacional do ITA - Parte III" (apresentação). Pró-reitoria de Graduação. Portal do ITA, 2006.
  4. Regina França, "Disciplina Consciente é adotada na Pós-Graduação do ITA". Assessoria de Imprensa. Portal do ITA, 1/7/2009.
  5. Instituto Militar de Engenharia (IME)
  6. Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr)
  7. Academia da Força Aérea (AFA)
  8. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Wikipédia.
  9. Academia Militar dos Estados Unidos - West Point. Wikipédia.
  10. Academia Naval dos Estados Unidos - Annapolis. Wikipédia.
  11. Academia da Força Aérea dos Estados Unidos - Colorado Springs. Wikipédia.

Glossário

CTA

CPORAer-SJ

MIT

ITA

Ferramentas pessoais