Dole Abel Anderson

De wikITA

Professor Pleno, chefe do Departamento de Economia em 1956 e 1957.



Notícia no site Barulho brasileiro circa ano 2000:


Dr. Dole A. Anderson has passed away. His wife, Edna Anderson, retired, and so they will no longer be listed. They first joined Barulho in May 1987.

Outro site informa que Dole A. Anderson, professor emérito do Bureau of Business and Economic Research, faleceu em 3 de agosto de 1997 com 78 anos de idade.

Autor do livro "Aviação Comercial Brasileira", João Pessoa: Editora Universitária/UFPb, 1979.

Na seção de Apresentação do livro, o professor apresenta alguns dados biográficos. Abaixo seguem os trechos:

"Este livro realmente começou em 1952, quando cheguei ao Brasil pela primeira vez, após solicitar licença por dois anos da New York University, onde lecionava "Economia dos Transportes Aéreos", para trabalhar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA.

Aqueles foram anos de desafio, participando da formação e estruturação de uma importante instituição educacional. Companheiros do nível de Aldo Vieira Rosa, Benjamin Manoel Amarante, Oswaldo Nascimento Leal, Luiz Cantanhede Filho e Paulo Ernesto Tolle eram não somente grandes conselheiros como bons amigos. Meus alunos de "Economia de Transportes Aéreos" necessitavam do maior número possível de boas informações sobre como desenvolver uma indústria de aviação comercial, a partir da realidade brasileira. Houve oportunidade de contribuir para a solução de problemas, como consultor, junto à Diretoria de Aeronáutica Civil. Sentia-me realizado e feliz, e permaneci em São José dos Campos durante cinco anos, até 1957. Depois, em ocasiões diferentes, retornei ao Brasil, como membro do corpo de professores da Michigan State University, para permanecer cinco anos na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, dois na Universidade Federal da Bahia e um na Universidade Federal da Paraíba, participando no desenvolvimento de programas, inclusive de pesquisas em administração de empresas. Neste período de vinte e cinco anos meu interesse pela aviação comercial brasileira continuou."

"Muito devo a algumas pessoas reconhecidamente especialistas na área, que enriqueceram os originais deste livro com suas críticas e sugestões: Wolfgang Schoeps, Paulo Ernesto Tolle, Dr. John Hazard, ex-Secretário Assistente dos Transportes dos Estados Unidos e Joaquim Mauro Batistella. Registro uma dívida especial para com o Dr.Batistella que forneceu-me muitas das informações constantes de suas pesquisas no ITA, e de sua Tese de Doutoramento no Cranfield Institute of Technology (Inglaterra), em 1976."

E finaliza:

"Qualquer trabalho sobre a aeronáutica brasileira, entendo que deve ser, pelo menos implicitamente, dedicado a Alberto Santos Dumont, por suas enormes contribuições à aviação mundial e, portanto, ao nosso século XX. A isto adiciono uma dedicatória explícita desta contribuição ao Marechal Casimiro Montenegro Filho, cujo sonho se tornou realidade: o Centro Técnico Aeroespacial, que ele criou e dirigiu por três vezes (1945/51; 1954/61; 1964/65), ganhando ao longo do caminho grandes admiradores e amigos gratos como este autor".

Essas são palavras do professor Dole em seu livro de 1979.


Professores do ITA

Ferramentas pessoais