Eduardo Cezar Grizendi

De wikITA

Eduardo Grizendi 54 anos, fone: 19-3242.9831, celular: 19-9796.6610

Residência: Campinas, SP

Blog: http://www.eduardogrizendi.blogspot.com;

E-mail: mailto:egrizendi@gmail.com

Resumo

É especialista em Desenvolvimento de Negócios Tecnológicos, Gestão da Inovação e Incentivos à Inovação.

É formado em Engenharia de Eletrônica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em 1977, possui Mestrado em Telecomunicações pelo Inatel e MBA em Gestão Empresarial pela FGV e trabalhou para importantes empresas de tecnologia, entre elas o CPqD, RNP, Vésper, Lucent e Inova – Agência de Inovação da Unicamp. É professor do INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações (http://www.inatel.br), em Santa Rita do Sapucaí, MG, desde 1989. Ministra atualmente a cadeira de Negócios em Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC), para o último semestre do curso de Engenharia de Telecomunicações. Atua na Incubadora do Inatel e no Pólo Tecnológico de Sta Rita do Sapucaí, MG na motivação pelo empreendedorismo, apoio na seleção de plano de negócios para as incubadoras, “coaching” de empresas, atração de capital semente e relacionamento com fundos de capital de risco. Idealizou e realizou, para Santa Rita do Sapucaí, MG, o evento InvestVale – Fórum de Capital de Risco e Investimento Estratégico para o Vale da Eletrônica em 2003 e 2004.

É fundador da Telecom Biz (http://www.telecombiz.com.br), empresa de consultoria em estruturação e desenvolvimento de negócios em TIC. Estruturou negócios para grandes grupos nacionais e internacionais entre eles RNP, Softex, Amazontech Group, Cia. Vale do Rio Doce, T-Systems do Brasil e Grupo Atech.

Foi Diretor de Desenvolvimento Tecnológico da Inova – Agência de Inovação da Unicamp (http://www.inova.unicamp.br) por cerca de 3 (três) anos, onde criou e desenvolveu importantes núcleos, projetos e programas da agência.

É consultor da Agência USP de Inovação (http://www.inovacao.usp.br), atuando no Projeto de Capacitação de Arranjos Produtivos do Estado de São Paulo.

Possui artigos publicados sobre Processos de Inovação, Transferência de Tecnologia, Tendências Tecnológicas e desenvolvimento de negócios tecnológicos. Organizou importantes eventos na área de Capital de Risco e Projetos Tecnológicos, entre eles o Agrosoft 2004, Investvale 2003 e 2004, e Seminário Franco Brasileiro de Inovação. Participou de diversos eventos como palestrante e coordenador de painéis de debate. Recentemente publicou o artigo “Alguns Aspectos Relacionados ao Parque Tecnológico de Campinas”, Revista Inovação Uniemp, ano 3,no. 2, Mar/Abr 2007, pgs 40-41, o capítulo “Comunicações sobre IP”, do Relatório de Tendências em Tecnologia da Informação e Comunicações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia, pgs. 137-155, 2006, e o artigo “Contribuição de ICT ao Processo de Inovação em MPE de Base Tecnológica – Uma Experiência Real”, do Congresso da ABIPTI de 2006.

Orienta arranjos produtivos, instituições e empresas no estabelecimento de suas Políticas de Inovação e também presta serviços a empresas em geral no entendimento, orientação, aplicação e usufruto dos incentivos diretos da Lei de Inovação e fiscais da Lei do Bem. Ministra os Workshops Incentivos ã Inovação - Lei de Inovação e Lei do Bem, na ANPEI (http://www.anpei.org.br )

Links externos

CV no Sistema de Currículos Lattes

Sobre a Inovação Cervejeira


Turma de 1977

Ferramentas pessoais