Emílio Kazunoli Matsuo

De wikITA

Graduado em Engenharia Aeronáutica no ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em 1977.

Começou sua carreira na Embraer em 1978 como Engenheiro de Sistemas, atuando nas áreas de sistemas em vários programas da empresa. Matsuo também trabalhou por 3 anos na Itália no Programa Militar AMX e no Controle Eletrônico fly-by-wire dessa aeronave.

Durante os anos 80 e 90 Matsuo recebeu a tarefa de liderança de novos projetos significativos para a Embraer.

No final de 1990, tornou-se Diretor de Programas da família ERJ 145 (jato regional de 50 passageiros), em 2002 foi nomeado Diretor de Engenharia de Desenvolvimento, em 2003 Matsuo também desempenhou papel importante no desenvolvimento e certificação da família de jatos EMBRAER 170 / 190 como Engenheiro Chefe.

Em janeiro de 2007, foi designado Vice-Presidente de Engenharia, responsável pelo Desenvolvimento de Novos Produtos e Suporte aos Produtos em operação, Ensaios em Voo e Solo, Certificação e Integridade dos Produtos da Empresa.

Em janeiro de 2009, foi designado como Vice-Presidente Executivo de Tecnologia, responsável pelos Projetos Avançados de Novos Produtos, pelo Desenvolvimento de Novas Tecnologias, pelo Centro de Competência de Engenharia, pelo Ensaios em Voo e em Solo e pela Integridade e Processos de Desenvolvimento e Certificação de todos os produtos Embraer.

Em 2011 foi designado Vice-Presidente e Engenheiro Chefe.

Emilio é detentor da Comenda do Mérito Aeronáutico, no Grau Oficial.


Turma de 1977

Ferramentas pessoais