Fernando Ricardo Jaeger

De wikITA

Tito Fideles (esq) e Fernando Jaeger (dir)

O Vale, 29 de abril de 2012

Dois estudantes do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) iniciaram na última semana estágio na Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), nos Estados Unidos.

Eles irão ficar até o fim do ano na agência, onde irão trabalhar juntos no programa DMV (veículo de mitigação de poeira) que, entre outras funções, retira a poeira que atrapalha o trabalho de equipamentos usados em pesquisas na superfície da Lua.

Fernando Ricardo Jaeger, 23 anos, de Guarapuava (PR), e Tito Fideles da Silva, 25 anos, de Belo Horizonte (MG), estão no quarto ano de engenharia e desde janeiro estudam na CUA (Universidade Católica da América), em Washington, EUA, por meio do programa Ciência sem Fronteiras.

“A expectativa é alta. Quando criança, cheguei a sonhar em trabalhar na Nasa, mas nunca imaginei que isso pudesse acontecer”, disse Jaeger, que antes de entrar no ITA fez cursinho em São José dos Campos.

“A experiência de viver fora do país, conhecer outras culturas, estudar em outra universidade e trabalhar na Nasa é o que mais conta. Tudo soma para a minha formação acadêmica, pessoal e profissional, e contribui diretamente no meu futuro”, afirmou Fideles.

Durante a semana, a dupla realizou trabalho com o engenheiro da Nasa Eric Cardiff para definir o cronograma do estágio bem como sua participação no DMV.

“O projeto é de grande importância e será usado na próxima viagem à Lua. Ele consiste na remoção de poeira a partir da luz do sol. Essa poeira prejudica a precisão de instrumentos de medição, entope tubulações e diminui a tração de veículos”, afirma Jaeger.

A dupla volta no ano que vem ao ITA para concluir o quinto ano de engenharia.


Turma de 2013

Ferramentas pessoais