Francis Dominic Murnaghan

De wikITA

imagem:Murnaghan.jpg "Glória de Deus, honra da Irlanda e do Brasil, e solidariedade entre as Américas."

  • F.D. Murnaghan

Nasceu na Irlanda em 4 de agosto de 1893.

Graduado em 1913 pela University College Dublin (UCD) e diplomado pela Universidade Nacional da Irlanda.

Foi professor de matemática nas Universidades de Chicago, da Pensilvânia, Johns Hopkins e na Duke University.

Após sua aposentadoria em 1949 ele trabalhou no ITA. Retornou a Baltimore em 1959. Ele continuou trabalhando como consultor para o Laboratório de Engenharia da Marinha. Sua última publicação é de 1972.

Faleceu em 4 de março de 1976.

Há um registro na ata da 90ª reunião da Congregação do ITA, realizada em 27 de abril de 1961, em que, por ocasião do encerramento do contrato do professor Murnaghan e seu retorno para os Estados Unidos, foi lida e transcrita uma missiva de autoria do Professor Lacaz Netto, em sua homenagem:

“Em 1948, quando da criação do ITA, convidado pelo professor Richard Smith, assumiu a direção do Departamento de Matemática de nosso instituto o professor Francis D. Murnaghan. Há dias foi noticiado, oficialmente, o afastamento de nossa escola, do preclaro e ilustre matemático. Como seu antigo colaborador - o que maior contato manteve com ele, cabe-me a honra de, em nome do Departamento de Matemática, manifestar à Congregação nosso pesar pelo seu afastamento, e apresentar-lhe, ao professor Murnaghan, infelizmente nos Estados Unidos, nossos mais sinceros agradecimentos, por tudo que fez em benefício do departamento, da cultura matemática e do ensino no Brasil.
Notável foi a influência do professor Murnaghan na formação do ITA, que muito lhe deve. Organizou ele o Departamento de Matemática, dando-lhe estrutura moderna, ainda não igualada por outra escola de engenharia do país; e em qualquer assunto que dizia respeito a nosso instituto, sua opinião sempre foi ouvida, e com certeza ainda será ouvida (se necessário), com o respeito e o acatamento que merece a palavra de um homem de bom senso, de caráter e de cultura.
Para o Departamento de Matemática fixou ele certo número de normas, das quais desejo destacar duas: a primeira, sobre a obrigatoriedade de um só professor responsabilizar-se pela parte teórica do curso, como pela de exercícios também, obrigando, destarte, o professor a manter mais contato com o aluno, sentindo suas falhas e aproveitamento; a segunda, a da não realização, para uma classe, de dois cursos de Matemática, simultaneamente, para que o aluno possa melhor dominar a matéria.
A influência que o chefe do Departamento de Matemática do ITA, estava exercendo no ensino da Matemática aplicada no Brasil, só podia ser comparada com a dos primeiros professores da Faculdade de Filosofia de São Paulo – Luigi Fantappie e Jacomo Albanese – na Matemática Pura. O tempo comprovará meu juízo. Aproveitando duas palavras muito do agrado do professor Murnaghan, termino minha oração com frase que poderá encimar os umbrais do ITA: ‘Para honra e fama de nosso Instituto, aqui lecionou o professor Francis Murnaghan’.”


Facsímiles do livro Cálculo Avançado publicado no CTA em 1954. (Clique nas imagens para aumentar)


Referências externas

Biografia no site math.info

Artigos sobre F.D. Murnaghan

Murnaghan na Wikipedia


Professores do ITA

Ferramentas pessoais