História do ITA 1951 a 1960

De wikITA

(Diferença entre revisões)
Linha 46: Linha 46:
Inauguração da [[RUSD]] (Rádio Universitária Santos-Dumont).
Inauguração da [[RUSD]] (Rádio Universitária Santos-Dumont).
-
 
-
Inicialmente, houve na RUSD um único programa regular, isto é, transmitido diariamente: ele foi introduzido e mantido por Valdemar W. Setzer (T63), e transmitia música clássica. O nome que ele lhe deu foi ''A Música Eterna''; o prefixo era um trecho do último movimento da 5a. sinfonia de Beethoven. Setzer costumava ir às casas dos professores e gravar as músicas que seriam transmitidas, precedidas de comentários falados ao vivo. Um grande colaborador, que tinha uma vasta discoteca, foi o Prof. Boffi.
 
=== Conjunto de Câmera do ITA ===
=== Conjunto de Câmera do ITA ===

Edição de 00h52min de 3 de novembro de 2008

Tabela de conteúdo

1951

Começo do Curso de engenharia Eletrônica, formando a primeira turma em 1953, com 4 engenheiros.

1953

Dia 19 de março de 1953

Criação do CPOR. Tinha 2 anos de duração, era optativo, mais rígido e 2 vezes por semana. Era desvinculado do ITA.

Dia 31 de dezembro de 1953

Extinção da COCTA.

1954

Dia 1º de janeiro de 1954

Criação do CTA (Centro Técnico de Aeronáutica)conforme reconhecido mais tarde pelo Decreto nº 34.701, de 26 de novembro de 1953.

Dia 5 de janeiro de 1954

Promulgada a Lei no. 2.165, que definiu o ITA como estabelecimento de educação e de ensino superior, deu validade oficial aos graus concedidos pelo Instituto e reconheceu a equivalência de seus cursos aos das demais escolas superiores do sistema de ensino oficial.

Dia 29 de julho de 1954

Inauguração do primeiro bloco do H8.

Dezembro de 1954

Por iniciativa dos engenheiros formados nesse mesmo ano, foi criada a Associação dos Antigos Alunos do ITA (AAAITA, hoje AEITA – Associação dos Engenheiros do ITA).

A Assembléia Geral de fundação contou com a participação de 39 engenheiros, presidida pelo Eng. Artur Cesar de Araújo.

Nessa Assembléia foi eleito o primeiro presidente, o Eng. Urbano Ernesto Stumpf, da turma 50, futuro “pai” do motor a álcool.

1958

Trote do foguete

Lançamento do RX-1 no famoso Trote do Foguete.

1959

Dia 3 de setembro de 1959

Inauguração da RUSD (Rádio Universitária Santos-Dumont).

Conjunto de Câmera do ITA

Em 1959, quando entraram no ITA Valdemar Waingort Setzer (flautista) e Nivaldo Laguna Ciocchi (violinista), formou-se o Conjunto de Câmera do ITA. Ele ensaiava uma vez por semana na casa do saudoso Prof. Wallauschek, que tocava principalmente viola no conjunto, mas às vezes também violino. Do conjunto faziam parte ainda os Profs. Plínio Tissi (piano) e Köllert (violoncelo), e também Yaro Burian Junior (T62, violino).

Esse conjunto atuou durante vários anos, e deu vários concertos, tanto no teatro do ITA como em cidades do Vale do Paraíba. Em um certo ano (1962?), o Prof. Wallauschek parou de tocar, e o conjunto se desfez. Algum tempo depois (1963?), ele veio a falecer em um desastre de carro na Via Dutra, quando ia para o Rio de Janeiro.



História do ITA

Ferramentas pessoais