Hitoshi Shimizu

De wikITA

1963
No Jubileu, 11/2013
No Jubileu, 11/2013

Minha biografia

Nasci em uma casa de pau a pique, em um sítio em Brejo Alegre, ex-distrito de Coroados, a uns 2 km do rio Tietê. Fui registrado no cartório de Birigui, como nascido em 6/5/37. Morei até os 5 anos no sítio. No sítio me lembro de ter ajudado a levar almoço aos irmãos que trabalhavam na lavoura de algodão. O café era queimado por imposição governamental, no tempo do Getúlio Vargas. Eu e meus irmãos brincávamos muito subindo em árvores frutíferas como as da laranja zabão (laranja grande) e ficávamos comendo. Quando aparecia um caminhão na estrada e se demorava na subida , pendurávamos na traseira e logo saíamos correndo de volta. Também ainda está vivo na memória que roubávamos cigarros do papai.

Às tardes, em Birigui, ia com amigos da vizinhança ao campo de futebol, de terra naturalmente – naquele tempo os campos de futebol eram de chão batido, e ao lado havia frondosas mangueiras, de uns 20 m. Subíamos nelas com canivete e sal dentro de pedaço de jornal e comíamos (não chupávamos) a manga verde, oh que gostosura! Dá saliva na boca quando lembro disso. O canivete era feito de uma fita metálica que vinha em volta de caixa de madeira para lhe dar firmeza. Pegava-se um pedaço de uns 10 cm e num lado com ponta fazia-se o corte com uma lima fina e chata.

Naquele tempo a meninada tinha que criar os seus brinquedos e jogos. Era raro ter amigos com triciclo ou bicicleta. Eram muito caros! Chupar outras frutas como laranja, jabuticaba ou ponkan, comer pipocas, era algo frequente. É bom acrescentar que até os 14 anos todos andavam de calças curtas e descalços. Jogava-se bola descalço; sapato era feito por sapateiro, sola pregada com tachinhas, e a gente sabia que tinha que consertar um se a tachinha machucasse a sola do pé. Bons tempos!

(É bom a gente contar essas coisas para que a meninada de hoje saiba como era a vida interiorana nos anos 40 e 50.)

De 1943 a 1944 residi em Birigui; em 1944 fiz o primeiro ano no Grupo Escolar de Birigui. Como mudamos para Piacatu, fiz o 2º ano na escola rural em 1945. Como a escola era rural e não tinha progressão, fui morar na casa da minha irmã casada em Birigui, completando o primário em 1948. Em 1949 ingressei no Primeiro Ginásio Estadual de Birigui, por minha vontade de continuar os estudos. Nesse ínterim a família migrou para São Paulo, onde os irmãos de mais idade trabalharam como feirantes. Fiquei numa pensão em Birigui para completar o primeiro ginasial. Indo juntar-se à minha família, fiz o ginásio no Alexandre de Gusmão, e o científico no Colégio Estadual de São Paulo, ex-Presidente Roosevelt, no Parque D. Pedro II. Ajudava os irmãos nas feiras livres.

No tempo de ginásio, fui contemporâneo de Nicolau Sabra (T61) e Nelson Ortegosa da Cunha (T61). No colegial, de Paulo Kodaira (T59), Tor Kameyama (T60) e Ceici Kameyama (T62). De 1951 a 1958 residi em São Paulo nos bairros Ipiranga e Vila Mariana.

Em 1959 entrei no ITA, onde passei os melhores anos da minha vida. Formei-me em Engenharia Eletrônica na turma de 1963.

Em 1964 participei da formação do Grupo de Antenas do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD) do CTA. Em 1965 trabalhei como engenheiro de campo para projetos de micro-ondas na Standard Elétrica. De 1965 a 1973 estive na Divisão de Telecomunicações da INBELSA/Philips, fazendo projetos e instalações de sistemas multicanais de UHF, especialmente no Nordeste. Fui responsável pela primeira ligação telefônica em UHF entre Fortaleza e Recife. Em 1973 fui para a TELESP, como gerente de expansão de sistemas de telefonia, implantando o sistema de DDD de grande parte do Estado de São Paulo. Em 1992 tornei-me gerente do Departamento de Implantação e Expansão da TELESP, e em 1995 passei a diretor de engenharia da TELESP, tendo participado da privatização dessa empresa em 1998. Em seguida, trabalhei como consultor da BOVIEL-KYOWA, uma empresa de instalação de equipamentos de redes telefônicas. Em 2002 transferi-me para a Polierg, fabricante de tubos de polietileno, atuando na instalação de dutos de fibra óptica.

Atualmente tenho uma empresa de intermediação de vendas de produtos pela Internet e moro em Valinhos, SP.

Mantenho o blog http://hshimizu.zip.net/, onde coloco minhas experiências literárias.


Turma de 1963

Blogs de Iteanos

Links externos

Resumo do TG

Ferramentas pessoais