Jürgen Werner Heinz Geicke

De wikITA

Notícia postada por Vagner Figueira de Faria (MEC-00) no FaceBook em 12 de junho de 2017:

É com pesar que informo o falecimento do grande Professor Geicke, Professor de Matemática do ITA.

Nasceu em Berlim, em 1941. Formou-se em Física Teórica na Freie Universitat Berlin, onde fez também o seu Mestrado, Doutorado e a Livre Docência em Física Teórica, com especialidade em Física de Partículas Elementares.

Veio para o Brasil em 1977, como Professor do ITA, completando lá 40 anos de carreira.

É considerado um dos professores mais queridos e mais exigentes do ITA.

Nunca (na vida inteira) chegou atrasado a uma aula sequer. Tinha paciência e boa vontade enormes, mas cobrava a matéria com profundidade em suas provas.

Sempre caminhava a pé por toda a cidade e causava estranhamentos: por ser visto em vários lugares a pé pelos alunos, aparentemente em eventos simultâneos, criou-se a lenda de que o Prof. Geicke tinha cerca de 8 clones que deixavam os alunos perplexos.

Não tive a honra de ser seu aluno diretamente, mas guardo grande admiração por ele.

Descanse em paz, Mestre Geicke. Missão mais do que cumprida.

Veja lá embaixo uma respeitosa entrevista - e homenagem - que bixos da T-15 (hoje já formados) fizeram com o Geicke há poucos anos. (2011, se não me engano).


e-mail encaminhado por João Fernando Leite Simões (COMP-02) à ita-net em 15 de setembro de 2010 e transcrito aqui com sua permissão:

"Pra quem não teve o prazer de conhecer o prof. Geicke da MAT, é um dos professores mais queridos (e exigentes). Tive aula com ele em 1997 (MAT-11), e guardo muitas lembranças boas - não de suas provas, mas das marcantes e muitas participações dele em nossos churrascos. Ah, sim, ele joga truco melhor que 95% dos universitários.

O prof. Geicke mantém sua excelente saúde andando a pé sempre, e graças a esta qualidade pudemos constatar uma de suas mais curiosas idiossincrasias: ele possui vários clones! Sim, exatamente! Ele na verdade são vários Geickes.

Eu mesmo já tive a oportunidade de testemunhar isto, certa vez tendo visto o Geicke caminhando perto do lago imediatamente após eu tê-lo visto na MAT. Fisicamente impossível, e há inúmeros relatos de vários colegas sobre a Teoria da Múltipla Existência do Professor Geicke, alguns chegando a cogitar a existência de 8 (oito) Geickes simultâneos.

Através deste vídeo, fiquei muito feliz em ver que o Geicke é exatamente o mesmo de 13 anos atrás, não tendo envelhecido sequer um ano. Hmmm... estranho isso. Espera um pouco. *fazendo umas contas* isso não tá certo. *medo* tem algo errado aqui. Bom, é assunto para uma outra investigação. Certas coisas são... bom, é melhor não mexer.

Enfim, o bixaral mandou muito bem com este vídeo, além de muito divertido e bem-feito, serve como uma homenagem a um dos professores mais carismáticos que temos no ITA desde a década de 90."

Links externos

Turma 15 entrevista Geicke (vídeo a que se refere o Vagner)

Show do Bixo da T-11 (vídeo a que se refere o Simas)


Professores do ITA

Ferramentas pessoais