Jayme Flores Pereira

De wikITA

Nascido em 10/05/1918, em Divininho (MG), fez parte do grupo da FAB que lutou na Itália na 2a Guerra Mundial.

Para isso, recebeu treinamento em Orlando, Panamá e Suffolk. Nessa última cidade, foi enviado à fábrica da Republic, para fazer um curso especial do avião P-47 Thunderbolt.

Na campanha da Itália, foi condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico, com a Bronze Star (EUA) e Presidential Unit Citation (EUA).

Ao regressar ao Brasil, foi destacado como chefe de manutenção dos aviões, na Base Aérea de Santa Cruz. Mais tarde, foi ser chefe de manutenção no Parque Aéreo, no Campo de Marte, SP.

Fez o curso de engenheiro mecânico no ITA, tendo sido o 1º da turma.

Foi enviado à Inglaterra, para fazer curso de aviões a jato, tendo regressado ao Brasil, onde foi encarregado da montagem dos aviões Gloster Meteor, recém adquiridos da Inglaterra. Finalmente, foi reformado no posto de Coronel, o mais alto posto da categoria na FAB.

Casou-se com Yenney Rosa, e tiveram quatro filhos, todos formados. Os filhos Jayme, médico cirurgião, Denise, médica ginecologista, Suely, arquiteta e Sonia, engenheira civil são todos casados e são sucedidos pelos netos: Juliana, Simone, Fernanda, Yenney, Giovanna, Renato e Gabriel. A bisneta se chama Giulia.


Turma de 1950

Ferramentas pessoais