João Batista Castanho Sobrinho

De wikITA

imagem:AEAS.jpg

Filho de Accacio Castanho de Almeida e Joana Pires Castanho, nasceu em 25/04/1932 em Guareí, no sudoeste do Estado de São Paulo, passou a infância em Guareí, Santo Antônio da Alegria e São Sebastião da Grama, a adolescência em São João da Boa Vista e Mococa, a juventude em Sorocaba, São Paulo e São José dos Campos.

Em Sorocaba concluiu o curso colegial e fez o Tiro de Guerra.

Frequentou o ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos, no curso de Engenharia Aeronáutica, Aerovias, que concluiu em 20/12/1957.

Foi declarado Aspirante a Oficial da Reserva Técnica da Aeronáutica na primeira turma do CPOR Aer - SJ em 1954. Casou-se em Guareí com Maria José de Barros Castanho também nascida em Guareí com quem gerou seis filhos sendo um deles falecido, dos quais nasceram nove netos e dois bisnetos.

Trabalhou no CTA em São José dos Campos, depois na Willys Overland do Brasil em São Bernardo do Campo.

Foi para Sorocaba, no Grupo Aparecida, onde foi Diretor Administrativo da Usina Siderúrgica Nossa Senhora Aparecida, ajudou a fundar e foi sócio e Diretor das empresas TRAÇO, de transportes, da SPS, produtora de suprimentos para siderurgia, e da DATOR, serviços de informática. Nessa época foi Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) de 1971 a 1973.

Depois em Campinas, foi Adjunto do Diretor Geral e depois Diretor Administrativo e Financeiro do CTI, Centro Tecnológico para Informática, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Fora das empresas foi Conselheiro do SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sorocaba, Membro do IBS, Instituto Brasileiro de Siderurgia, na área de transportes, Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, Membro da Comissão de Desenvolvimento Industrial da Prefeitura de Sorocaba, Diretor-fundador do SOS, Serviço de Obras Sociais de Sorocaba, Secretário do Rotary Club de Sorocaba-Leste, participou da ADESG, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra em Sorocaba, Vice-presidente fundador da ASIEMME, Associação Sorocabana das Indústrias Eletro-Mecano-Metalúrgicas, Diretor do CIESP, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo de Sorocaba, Membro da congregação da FACENS, Faculdade de Engenharia de Sorocaba e Diretor da Cáritas Arquidiocesana de Sorocaba, Diretor da CIATEC, uma empresa estatal da Prefeitura de Campinas, cujo objetivo era atrair empresas de alta tecnologia para a cidade.

Aposentou-se em 01/04/1991 e voltou a residir em Sorocaba.

Em 2019 publicou um texto com as memórias de sua passagem pelo ITA entre 1953 e 1957 que pode ser lido na íntegra clicando aqui: ITA, 1953 a 1957 - Memórias

Links externos

Resumo do TG


Turma de 1957

Ferramentas pessoais