João Lizardo Rodrigues Hermes de Araújo

De wikITA

Natural de Manaus (AM), Lizardo era engenheiro eletrônico formado pelo ITA em 1964, e doutor em matemática aplicada pela Universidade de Toulouse (França), em 1968. Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dedicou 43 anos de sua vida ao ensino e à pesquisa.

De 1965 a 1970 foi professor titular do curso de engenharia eletro-eletrônica da Escola Politécnica de Campina Grande da Universidade Federal da Paraíba (UFPb). Segundo Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, diretor de Relações Institucionais da ABIPTI, e que na época era diretor da Escola Politécnica, João Lizardo foi um dos professores que trabalharam na criação dos cursos de mestrado em engenharia eletro-eletrônica, que foram aprovados pelo Conselho Deliberativo do CNPq e pelo Fundo Tecnológico (Funtec) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com apoio de José Pelúcio Ferreira e Alberto Luiz Coimbra. “Infelizmente, quando os mestrados começaram em agosto de 1970, João Lizardo já havia tido seu contrato rescindindo pelo reitor da UFPB na época”, lembra.

O professor, então, ingressou no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) em 1970, onde foi um dos fundadores do Programa de Planejamento Energético. Pesquisador reconhecido internacionalmente, vinha trabalhando há mais de 30 anos em pesquisas voltadas para temas do setor energético.

João Lizardo assumiu a Direção do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) do Ministério de Minas e Energia em março de 2004.

É pai de Rodrigo Hermes de Araújo ELE-90.

O Professor João Lizardo faleceu aos 67 anos em 2 de Agosto de 2008


Turma de 1964

Ferramentas pessoais