João N. Martins

De wikITA

Do Jornal da UNICAMP #334, de agosto de 2006

"As aulas ficavam a cargo de professores egressos do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, que havia sido encampada em janeiro de 1967 pela Unicamp. Eram eles: Carlos Alfredo Arguelo, Germano Braga Rego, Eduardo Araújo Farah, Jorge Rego Freitas, Luiz Brescansin, Nicolau Januzzi, Sérgio Bianchini Bilac e Zoraide Arguello. Outros dois professores, oriundos do ITA, João Martins e Raul Cavalheiro, completavam o quadro de docentes pioneiros."

Íntegra da reportagem


Entrevista com o Prof. Gabriel Roriz, da Universidade Federal de Goiás, em janeiro de 2003

"Nesse meio tempo, eu tive notícias, através do professor Gerson Guimarães, que tinha sido diretor da Escola de Engenharia do Brasil Central, do professor Ernesto Luís de Oliveira Júnior, que tinha sido um dos criadores do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) de São José dos Campos, e que na época era presidente da Comissão Supervisora dos Institutos cuja missão era sair pelo Brasil afora visitando principalmente as escolas de Engenharia para desenvolver as idéias da criação dos institutos, como o professor de tempo integral, especialista na área.

Então eu convidei o professor Ernesto Luís de Oliveira Júnior para fazer uma palestra para os alunos e professores da Faculdade de Engenharia. Quando terminou a palestra, eu disse ao professor que tinha adorado as sua idéias e perguntei o que deveria para começar a implantá-las. Aí, então ele tirou do bolso um cartão e escreveu o nome do professor Paulus Aulus Pompéia, do ITA, para que eu o procurasse. Eu peguei o carro por minha conta e fui a São José dos Campos, procurei o professor Paulus Aulus Pompéia, que indicou o professor Leônidas Helmuth Baebler Hegenberg para organizar e dirigir o Instituto de Matemática, e o professor João Martins, para o de Física."

Além de professores, outras alternativas eram buscadas para a melhoria do curso, como eventos que eram constantemente promovidos pela Faculdade de Engenharia da UFG. Esses eventos eram utilizados também para com professores de outros estados, em um deles, o professor Francisco Antônio Lacaz Netto, que era chefe do Departamento de Matemática do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), esteve em Goiânia com um grupo de alunos e proferiu uma palestra para os alunos e professores da UFG. Foi então convidado para ministrar aulas na UFG, o que acabou não acontecendo, mas abriu possibilidades para a busca de professores qualificados naquela instituição.


Professores do ITA

Ferramentas pessoais