Jorge Zarur

De wikITA

Jorge Zarur nasceu em Alexandria, Egito, em 15 de janeiro de 1908, e morreu em 9 de maio de 1982. Em 1934, graduou-se em Medicina no Rio de Janeiro, à epoca capital Federal. Chegou em São José dos Campos em 1937 para se tratar de tuberculose. Depois de curado, se especializou em tisiologia e trabalhou como médico sanitarista[1].

Sua popularidade como médico levou-o a se envolver com a política. Foi nomeado prefeito pelo governador Adhemar de Barros, em 1947, em cujo cargo atuou por cerca de seis meses. Em 1949, tornou a ser nomeado para o mesmo cargo. No ano seguinte, foi vereador e presidente da Câmara.

Nesse período, se destacou ao doar uma área municipal de cerca de 9 milhões de metros quadrados para construção da sede do CTA (Centro Técnico Aeroespacial). Outros 3 milhões de área foram doados pelo Estado de São Paulo para a mesma finalidade.

Seu nome foi imortalizado na avenida Jorge Zarur, que interliga os bairros Vila São Bento, Jardim Apolo, Jardim Satélite e Jardim Colinas.

Referências

  1. Jorge Zarur pressentia o progresso. Médico, prefeito e vereador de São José desenrolou a doação de área para o CTA nos anos 40. Jornal Vale Paraibano, 05/10/2006 (página visitada em 03/07/2010).



São José dos Campos

História do ITA

CTA

ITA

Ferramentas pessoais