José Pantuso Sudano

De wikITA

Figura folclórica entre seus alunos, tinha um jeito todo peculiar de dar aulas o que resultou num quadro em sua homenagem no Show do Chacal da Turma de 1990.

Usava transparências de retroprojetor, que ele chamava de "transparentes", escritas com caligrafia precária e desenhos absolutamente impossíveis de se entender.

Ele projetava os "transparentes" e ia falando: "Aqui fica o Bush. Buuuush. Então ele manda um sinal de rádio. Ráaaadio. Até aqui. Aqui fica o Gorbachov. Gorbachooov." E ele ia assim, repetindo as palavras importantes enquanto desenhava com pincel atômico azul, já quase sem tinta, alguns garranchos ininteligíveis no retroprojetor.

No fim do dia, xerocávamos os tais transparentes e aquilo era transformado nos Bizus para a prova.

Apesar de genial, Pantuso era muito tímido e evitava olhar para os alunos durante a aula. Os mais maldosos diziam que ele dava aula para um taco do assoalho. Tem algum problema de Física? Não sabe resolver? Pergunte ao taco!

O professor Pantuso exerceu sua profissão com brilhantismo e intensa dedicação, dando importantes contribuições científicas espelhadas nos muitos trabalhos publicados em renomados periódicos científicos nacionais e internacionais. Suas contribuições tiveram reconhecimento entre seus pares, gozando de merecida e elevada reputação de pesquisador e professor valoroso.

Apesar do renome científico, o professor Pantuso foi pessoa de hábitos simples, desprendido e acessível aos estudantes, pesquisadores e mesmo leigos que o procuravam para tirar dúvidas, discutir problemas teóricos ou esclarecer curiosidades de seu domínio.

Na sua enfermidade, o professor Pantuso recebeu também o amparo de seus colegas e amigos do ITA, que o confortaram e tomaram muitas providências para que o professor tivesse a assistência necessária.

Faleceu vítima de câncer em maio de 1998. Era solteiro e não deixou descendentes.

Frases célebres:

  • Tá tudo nos transparentes!
  • Comigo, só tira L se for o Einstein!
Prof. Pantuso em 1986. Foto: Hiroji Fujimaki.

Descrição de quem aparece na foto:

  1. De pé, próximo à parede, lá no fundo e da esquerda para a direita: 1.Edson Muylaert Marques de Souza, 2.Marcelo de Alcântara Leister, 3.Ajhax Medeiros de Mello Filho , 4.Omar Cascudo Rodrigues, 5.Mário Garcia Riboldi.
  2. Próxima fila e da esquerda para a direita: 1.Gérson Ishikawa, 2.José Pantuso Sudano, 3.Sérgio Eiji Ono, 4.Ulisses de Oliveira Campos, 5.André Marco Navarro Bustos, 6.Décio Orenga Tarallo.
  3. Agachados e da esquerda para a direita: 1.Paulo De Luca Pacheco, 2.Hiroji Fujimaki, 3.Antônio Carlos Kiyoaki Ito,4.Marcelo Di Lorenzo, 5.Mauro Jun Nishime , 6.Mauro Shigueo Miura.

Professores da T90

Ferramentas pessoais