José Roberto Arantes de Almeida

De wikITA

Nasceu em Pirajuí, estado de São Paulo, em 7 de fevereiro de 1943, filho de Mário Arantes de Almeida e Aída Martoni de Almeida. Criança ainda, em 1956, sua família mudou-se para Araraquara. Participou dos escoteiros, tocou piano, praticou natação e polo aquático, colecionou medalhas.

Em 1958 foi porta bandeira de um desfile patrocinado pelo Clube Pan-Americano de Araraquara carregando o pavilhão nacional de Cuba. Isto parece ter sido uma premonição, pois nem Cuba e nem o nosso José Arantes eram socialistas ainda. Seu pai trouxe a família para Araraquara para assumir seu cargo de professor da Faculdade de Farmácia e Odontologia, na disciplina Botânica Aplicada à Farmácia.

Estudou no IEBA e junto com seu colega Salinas foi aprovado, em 1961, no vestibular para engenharia no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Cursava o quarto ano quando foi preso e desligado.

Recuperou a liberdade, mudou-se para SP e na USP iniciou uma trajetória política que o levaria à luta armada e à morte em confronto com as forças da repressão no dia 4 de novembro de 1971.

Foi homenageado dando seu nome a uma avenida em Araraquara-SP e a uma rua em Ribeirão Preto-SP (ver abaixo)

Recebeu o título de Engenheiro Honoris Causa post-mortem em 08/12/2005.

Rua com seu nome em Ribeirão Preto - SP

Links externos

Dados biográficos


Turma de 1965

Turma de 1966

Imortais iteanos

Ferramentas pessoais