Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes

De wikITA

imagem:JurandirFernandes.jpg

Nasceu em Guaxupé-MG, formou-se engenheiro mecânico em 1972 pelo ITA, concluiu o mestrado em 1974 e o doutorado em 1979, ambos pela Unicamp. Em 1980 cursou pós-doutorado no Laboratoire d'Automatique et d'Analyse des Systèmes, em Toulouse, França. Em 1992 retornou à França pela École Central de Paris, onde desenvolveu estudos na área de transportes urbanos e logística.

Entre 1993 e 1996 foi Secretário de Transportes de Campinas e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), período em que coordenou o desenvolvimento e implantação da maior intervenção já realizada no trânsito daquela cidade: o projeto Rótula. Durante sua gestão, a cidade de Campinas foi contemplada duas vezes com o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito (1995 e 1996).

Foi fundador do Fórum Paulista de Secretários de Transporte, o qual presidiu durante quatro anos (1993 a 1996). Em 1999 ocupou o cargo de diretor de planejamento da Dersa. No mesmo ano assumiu a direção do Denatran em Brasília. Em 2001 foi assessor da reitoria da Unicamp, onde também exerceu o cargo de pró-reitor de Desenvolvimento Universitário. Em agosto de 2001 assumiu a secretaria de estado dos transportes metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo.

Presidiu a Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) e a divisão latino-americana da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP). Convidado pelo governador eleito Geraldo Alckmin, reassumirá o cargo de Secretário de Transportes a partir de 2011.

Links externos

CV na Unicamp


Turma de 1972

Ferramentas pessoais