Kuo Tsai Chen

De wikITA

imagem:KuoChen.jpg

O matemático chinês KuoTsai-Chen nasceu em Chekiang, na China, em 1923. Graduou-se pela Universidade Nacional Associada do Sudeste, em Kungming, no ano de 1946.

Trabalhou por dois anos como professor Assistente na Universidade de Xangai, antes de ir para a Universidade de Indiana, nos EUA, para estudar com Samuel Eilenberg, tendo o acompanhado para a Universidade de Columbia, em Nova York, onde obteve seu doutorado defendendo a dissertação com o título Integration in FreeGroups, em 1950.

Após este período, lecionou nas universidades de Princeton e Illinois (EUA) e de Hong Kong (região, na época, sob controle britânico).

Durante essas experiências profissionais, publicou os livros Integration in free groups (1951), Commutator calculus and link invariants (1952), Isotopy invariants of links (1952), e A group ring method for finitely generated groups (1954).

Em 1958, o professor Chen iniciou suas atividades no ITA, primeiro como Professor Associado, tendo sido promovido a Professor Pleno em 1959. Foi o segundo chefe do Departamento de Matemática, sucedendo o professor Murnaghan.

Nos últimos anos em que esteve no ITA (1960-1962) o professor Chen foi convidado para realizar duas visitas no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e, em seguida foi convidado para lecionar na Universidade de Rutgers, posição que ocupou a partir de 1963, até sua morte, em 1987, com um único hiato, entre 1964 e 1965, em que lecionou na Universidade Estadual de Nova York, em Buffalo.


Professores do ITA

Ferramentas pessoais