Laércio Gondim de Freitas

De wikITA

Nasceu na cidade de Areia, na Paraíba, no dia 31 de agosto de 1928, e faleceu em São Carlos no dia 6 de maio de 1999.

Formou-se físico pela Faculdade Nacional de Filosofia, no Rio de Janeiro, em 1957 e doutorou-se pela Universidade de São Paulo em 1965, após uma temporada de pesquisas na Universidade Purdue, nos Estados Unidos.

Logo após seu bacharelado, em 1958, foi para São José dos Campos, então um emergente polo aeronáutico, completar seus estudos.

Foi um dos primeiros professores de física a se fixar junto à EESC, já em 1959, tendo mantido uma atuação de destaque na consolidação do grupo de física de São Carlos e um grande entusiasmo pela pesquisa científica.

Desenvolveu, ao longo de sua trajetória acadêmica, uma especial e constante preocupação em manter a qualidade e a atualidade do acervo de publicações na área de física junto à biblioteca do departamento.

Foi também um dos mais importantes personagens no processo de criação e consolidação do curso de bacharelado em Física no então recém fundado Departamento de Física e Ciência dos Materiais do Instituto de Física e Química de São Carlos.

Realizou inúmeras pesquisas na área experimental de transição de fase em sólidos e colaborou com diversos grupos e instituições científicas.


Grupo de físicos em frente ao Instituto de Física e Química de São Carlos na década de 70.
Laércio é o penúltimo, com os braços cruzados

Professores do ITA

Ferramentas pessoais