Lauro Xavier Nepomuceno

De wikITA

Físico pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras atual Departamento de Física da USP, classe de 1946.

Membro fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, ABENDE, ABRAMAM, IDE (Institute of Diagnostis Engineers, Leicester, UK).

Membro pleno da ASNT, ASME, ASTM, SBPC, SBF, ASA, INCE, ABNT, etc. Nível III by Examination em UT e MT pela ASNT, Nível III by Examination em NDE pela CONAN Nuclear Services.

Representou o Brasil nas reuniões planárias da ISO/UNO em Stockholm, 1958 e nas da IEX/UNO também em Stockholm, em 1958.

Participou de cursos de Extensão e Aperfeiçoamento na Goettingen Universitaet em Acústica e Vibrações, Nuclear Heat Exchange Course - Thermal/Hydraulic Design and Analysis ASME/ANS (1982) - Flow Induced Vibrations (ASME) - Training the NDT Trauber (ASNT).

Manteve durante algum tempo programas de troca de informações com a NASA, Southwest Research Institute, Bolt, Beranek & Newman, Inc., EPA/ Enviromental Protection Agency, Tohôku University, Instituto Elettrotecnico Nazionale (Torino).

Possui cerca de 80 trabalhos publicados no país e no exterior.


Luiz Pinto (ELE-63) relata que o prof. Nopomuceno era especializado em acústica. Montou um Laboratório de Sônica, que ficava num dos barracões do tempo de construção do CTA, do outro lado da rua que passava pelo E2, vindo da portaria do CTA e indo para o aeroporto. O Laboratório de Sônica, como o nome diz, lidava com sons e acústica. Parece que atualmente há um laboratório que cuida do assunto de forma bem mais elaborada. Fica também na região geral que antigamente tinha os barracões usados para serviços na época de construção inicial do CTA e onde posteriormente fizeram o Posto Médico, que atualmente mudou de lugar; parece que atualmente é chamado Hospital e está numa área próxima à atual Direção Geral do atual DCTA (antigo CTA)

Em 9/10/1962 ele dirigia um carro para o Rio de Janeiro, pela Via Dutra ainda em pista simples, quando sofreu um violento acidente com um caminhão. No carro estavam o prof. Wallauschek e um filho deste, Michael, que faleceram. Nepomuceno ficou muito ferido, mas recuperou-se depois de algum tempo de internação.


Professores do ITA

Professores da T60

Professores da T63

Ferramentas pessoais