Leo Huet Amaral

De wikITA

imagem:LeoAmaral.jpg

O professor Leo Huet Amaral obteve sua graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - PUC de São Paulo.

Após ingressar no ITA como Auxiliar de Ensino, teve a oportunidade de realizar seus estudos de pós-graduação na Universidade da Califórnia – Berkeley, onde obteve seus títulos de Mestre e Doutor. Seu trabalho de doutoramento, concluído em 1964, teve como título Hypersurfaces in Non-Euclidean Spaces e foi orientado pelo professor Shiing-Shen Chern.

Foi um dos responsáveis pelas traduções das obras do professor Murnaghan adotadas como textos básicos para os cursos de Matemática. O contato com o professor Murnaghan, a partir de suas produções e suas instruções, o influenciou na forma de exercer a atividade docente, prezando pelo cuidado nas demonstrações dos teoremas apresentados e pela assessoria dedicada aos alunos na resolução de exercícios.

Textos de sua autoria com o apoio do professor Carlos Alberto de Buarque Borges também constituíram a bibliografia de disciplinas dos cursos de graduação do Instituto. Redigiu, também, juntamente com o professor Nelson Onuchic, o texto Álgebra Multilinear e Variedades diferenciáveis no 1º Colóquio Brasileiro de Matemática, em 1957, valendo-se de debates realizados com o professor Chaim Samuel Hönig durante o colóquio, e anteriormente em um ciclo de seminários que havia sido ministrado aos membros do Departamento de Matemática do ITA.

O Prof Leo Huet Amaral faleceu em 10 de abril de 2016.


Transcrição de e-mail de Toshiyuki Tatani (ELE-69) que circulou na ita-net em Julho de 2013:

INTEGRIDADE, é a palavra-chave, de quem quer LECIONAR.

Falaram do Prof Dr LEO HUET AMARAL, e eu gostaria de contar-lhe duas historinhas que exemplicam a GRANDEZA de um grande MESTRE que foi o Leo Huet Amaral.


1 - Corria o Primeiro ano do Fundamental e o Prof Leo Huet Amaral dando sua matéria de Geometria Analítica para nós.

Houve algumas aulas para lá de monótonas, onde o MESTRE nos colocou uma série de demonstrações muito trabalhosas e para lá de chatas, para ser franco e honesto.

Num belo dia, o Prof. Leo chegou para dar sua aula e, diante de toda a classe, pediu desculpas (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!......!!!!!!).

Ninguém entendeu nada.

Ele REITEROU que devia desculpas à turma porque havia se enganado (!!!!!!) e havia feito uma demonstração errada.

COMO, se nem o gagazal da 1a. fila do gargarejo havia PERCEBIDO NADA ?????

O Leo Huet MOSTROU a passagem daquela demonstração monótona em que ele havia se enganado...... MAS COMO, duvidou o gagazal. Estava tudo perfeito !!!! O engano era TÃO SUTIL que o Prof Leo teve de CONVENCER o gagazal que ele havia se enganado...

O DOUTOR LEO HUET AMARAL, havia regressado de STANFORD com seu PhD lustrando de novo !!! A T69 era a 1a. para a qual ele dava aula como DOUTOR !!!!

SAIMOS DAQUELA AULA maravilhados com a atitude do Prof Leo Huet Amaral.


2 - Corria do 2o. semestre do Primeiro Fundamental e o professor de Geometria era o Prof Dr. LEO HUET AMARAL.

Numa das aulas, uma matéria fácil que o prof explicava, um colega - militar - fez uma pergunta que fez a TODOS DA SALA rirem, de tão ÓBVIA que era a resposta (eu também rí, como todos).

O Prof Leo que estava de costas, escrevendo na lousa, virou-se, a careca e o rosto vermelhos, FURIOSO, dirigiu-se à classe e GRITOU :

- Do que os senhores estão rindo? Um colega de vocês tem uma dúvida e fez uma pergunta!!! Se algum dos senhores se julga mais que o colega, VENHA AQUI DAR A AULA!!! TODOS que tem alguma dúvida tem a OBRIGAÇÃO de perguntar, OS SENHORES ESTÃO AQUI PARA APRENDER!!!

Disto isto, acalmou-se, respondeu à pergunta do colega e logo a aula terminou.

TODOS, ENVERGONHADOS COM A ATITUDE, PEDIMOS DESCULPAS AO COLEGA E AO PROFESSOR LEO HUET AMARAL, QUE SÓ DEIXOU A SALA DEPOIS QUE TODOS FORAM PEDIR DESCULPAS, INDIVIDUALMENTE, A ELE.

Depois dessa aula, CHOVIAM perguntas ao Prof Leo Huet Amaral.

O Prof Dr LEO HUET AMARAL é um dos MESTRES que eu mais apreciei em toda a minha vida estudantil.

Ele tinha TUDO, inclusive INTEGRIDADE.


Depoimento do colega Sérgio Gomes (T63) em 11/4/16

Tive a oportunidade de ser aluno do Prof Leo e não tenho a menor dúvida que foi o melhor do ITA na matéria. Atencioso e incansável com os alunos. Não tinha noticias dele desde que nos formamos. Acredito que estava com idade bem avançada. Está com certeza na companhia de Deus.


Links externos

http://genealogy.math.ndsu.nodak.edu/id.php?id=31510


Professores do ITA

Professores da T60

Professores da T90

Ferramentas pessoais