Lineu da Costa Barbosa

De wikITA

O prof. Lineu deu aulas de CCE-10 (Circuitos Elétricos-Guillemin) em 1957.

Segundo os catálogos dos Anos Letivos de 1956, 57, 58 e 59 o prof. Lineu consta como auxiliar de ensino em 1956 e 1957 e professor assistente em 1958 e 1959.

Trabalhou no Almaden Research Center da IBM nos anos 80, onde desenvolveu pesquisas na área de gravações magnéticas.

Faleceu em Janeiro de 2012 aos 82 anos.

Era casado com Hilse Peres Barbosa e últimamente morava em La Jolle, ao norte de San Diego, na California, USA.

Foi Conselheiro ou algo parecido no CREA-SP pois o nome dele constava na placa existente na entrada do CREA-SP, na Rua Nestor Pestana.

O prof. Lineu tinha um método diferente de ensinar. Mandava os alunos estudarem um determinado capítulo do Guillemin, discutir entre eles, levantando dúvidas e esclarecendo. As dúvidas não esclarecidas eram levadas à sala de aula onde o professor servia de coordenador ou moderador. Fugia do modelo "magister dixit". Era muito inteligente, uma pessoa muito boa e sempre disposto a ajudar.

Seu amor pela matemática só foi superado pela música. Até seus últimos meses de vida, continuava a tocar nos bares locais com sua banda e seu saxofone.

Em 1950, a Rádio Tupy convocou músicos amadores a se inscreverem para formar a Orquestra Amadora da Rádio Tupy e êle foi um dos saxofonistas selecionados. Fazia parte do grupo, entre outros, o mais tarde muito conhecido Maestro Erlon Chaves ao piano.

Em 1986, já trabalhando na IBM em Almaden, tirou um ano sabático e foi para o CMRR (Center for Magnetic Recording Research) da Universidade da Califórnia, San Diego, onde sua chegada foi noticiada na Newsletter Winter/1986 e saudado com o seguinte comentário a respeito de sua paixão pela música:

"Among Lineu Barbosa's personal interests is a strong love of music, particularly jazz and classical music. He admits to playing with a saxophone and owns a flute and a cello. While at the University of California, San Diego, Barbosa is auditing the Jazz Improvisation class in the Department of Music."


Professores do ITA

Ferramentas pessoais