Lourdes Mesquita de Siqueira

De wikITA

PROFESSORA DRA. LOURDES MESQUITA DE SIQUEIRA

Caçapavense, neta do Coronel Manoel Inocêncio, líder caçapavense. Esposa do Sr. Ari Teles de Siqueira. Teve educação esmerada. Iniciou os estudos com a grande educadora Francisca de Sales Damasco no Jardim de Infância D. Marocas e Grupo Escolar Rui Barbosa, dos quais mais se orgulha. Professora pela Escola Normal e Bacharel em Direito. Formada bibliotecária no Serviço de Expansão Cultural da Secretaria de Educação de São Paulo. Bibliotecária do Ginásio Estadual – Escola Normal de Caçapava e do Centro Tecnológico da Aeronáutica, onde se aposentou aos 25 anos de bons serviços. Participação em diversos jornais de Caçapava e Taubaté com excelentes campanhas educativas e culturais. Desenvolveu atividade radiofônica com programas educativos na Rádio Cacique. Integrante e dirigente da Casa da Amizade. Escreveu e dirigiu numerosas peças teatrais, destacando-se “Isto é que é terra”, lançada a 17 de abril de 1955 com muito sucesso.

Fundou, juntamente com a Profª Terezinha Pereira Bueno e grupo de colaboradores, em 27 de abril de 1987, o Centro de Convivência da 3ª Idade “Viva a Vida” e como complemento idealizaram o Projeto do “Caçapavense Ausente” / Lei 2.920 de 23 de junho de 1992, destinado a reunir e homenagear os caçapavenses fora do município por ocasião dos “Festejos de Aniversário de Caçapava (14 de abril).

Fundou, em 24 de setembro de 1995, a Faculdade da 3ª Idade e a nova e bela sede do Centro de Convivência da 3ª Idade à Avenida Dr. Pereira de Matos, nº 229 (frente ao Mercado Municipal de Caçapava).

No ano de 2006, fundou no Centro de Convivência da 3º Idade, a Biblioteca Infanto-Juvenil.

Aos 90 anos (2010), foi presidente da Academia Caçapavense de Letras e do Centro de Convivência da 3ª idade "VIVA A VIDA" em Caçapava.

Faleceu em setembro de 2016.

Links externos

http://exkola.com.br/scripts/detalhe.php?servico=noticia&tipo=&id=37556619

Nota de falecimento


Professores do ITA

Ferramentas pessoais