Luiz Cantanhede de Carvalho Almeida Filho

De wikITA

imagem:LuizCantanhede.jpg

O Prof. Luiz Cantanhede de Carvalho Almeida Filho foi Reitor do ITA em duas ocasiões, de 1965 a 1966 e de 1973 a 1976. Foi também Vice-reitor, de 1956 a 1960 e em 1965(1)(2).

Alguns episódios da história do ITA em que o Prof. Cantanhede teve participação marcante são descritos pelo Prof. Marco Antônio Guglielmo Cecchini em sua análise "Os dois Montenegros"(3), sobre duas recentes (de 2006) biografias de Casimiro Montenegro Filho.

Em 1976, o Prof. Cantanhede lecionou para alunos da turma de 1979 a matéria optativa do Curso Fundamental "Introdução à Astronomia" (AST-11), que tinha por base principalmente a Trigonometria Esférica.

No ano de 1953, ele fez parte de uma comissão de professores designada pelo então reitor do ITA, Prof. Andre Johannes Meyer, para dar "um parecer sobre a conveniência ou não de ser criado um instituto de pesquisas, em paralelo ao ITA" (4), que veio a se tornar o Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento - IPD, o segundo instituto criado no CTA. Anos mais tarde, em 1991, em uma reorganização do CTA, o IPD viria a ser reunificado ao Instituto de Atividades Espaciais (IAE), que dele havia sido anteriormente desmembrado, para formar o atual Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE.

Anteriormente ao ITA, Cantanhede foi professor da Escola de Engenharia da Universidade do Rio de Janeiro (URJ) (5), atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Naquela ocasião, ele também participou de uma comissão encarregada de estudar o problema da organização da Universidade do Brasil (6), nomeada pelo Ministro da Educação, o Sr. Gustavo Capanema.

Referências

  1. Galeria de Reitores do ITA. Portal do ITA.
  2. Reitores e Vice-reitores do ITA. Portal do ITA.
  3. Marco Antônio Guglielmo Cecchini, "Os dois Montenegros". Portal da AEITA, Associação dos Engenheiros do ITA. Setembro, 2007.
  4. Histórico do CTA - Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento - IPD. Portal do DCTA.
  5. Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero. "A Universidade do Brasil. Um itinerário marcado de lutas.". Faculdade de Educação, UFRJ. Publicado no Portal da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).
  6. Antonio José Barbosa de Oliveira, "Uma breve história da UFRJ". Portal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Glossário

Professores Eméritos do ITA

Professores do ITA

Reitores do ITA

História do ITA

ITA

Ferramentas pessoais