Luiz Carlos Araújo Morais Rego

De wikITA

Engenheiro Aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Mestre em Ciências pela Universidade de Michigann (Ann Arbor, EUA), Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-graduado em Técnica de Elaboração de Projetos Industriais pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de São Paulo (USP). Fez vários cursos de aperfeiçoamento no Brasil (EAESP, USP) e no exterior (University of Texas at Austin, University of California at Berkeley, Haas School of Business).

Foi autor da idéia da exploração de serviços de informação digital via rede telefônica comutada (videotexto) e contratado pela Telesp (adquirida pela Telefônica de Espana em 1998) em 1979 para fazer parte da equipe que implantou e operou o 2º serviço piloto videotexto das Américas (depois do Canadá) patrocinado por uma operadora telefônica.

Foi coordenador de eventos técnicos (1998 – 2004) organizados pela RNT – Revista Nacional de Telecomunicações e pela Advanstar Comunicações, subsidiária brasileira da americana Advanstar Communications e que interrompeu suas operações no Brasil em princípios de 2005. Entre os eventos que tiveram a parte de congresso coordenada por Moraes Rego, destaca-se a Telexpo, um dos mais importantes “trade shows” sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação da América Latina.

Desde a metade de 2004 Moraes Rego concentrou suas atividades em ensino, pesquisa e consultoria.

Recentemente foi nomeado Diretor Regional para o Brasil do WiMAX Fórum, entidade internacional que congrega mais de 450 empresas de 37 países que tem por objetivo de globalizar a nova tecnologia de comunicação em banda larga sem fio.

Escreveu o capitulo “A Inovação na Economia Brasileira” do livro “O Brasil e a Sociedade da Informação” cuja 1ª edição foi lançada em julho de 2006. Previamente foi co-autor do livro “Telecomunicações no Brasil – Privatização ou Caos” coordenado pelo jornalista Ethevaldo Siqueira.

Ele é autor de inúmeros artigos publicados em jornais, revistas e publicações acadêmicas tanto do Brasil como no exterior.

É professor do Departamento de Gestão Operações e Logística da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) desde 1967 e membro atuante no Fórum de Inovação dessa instituição. Foi um dos professores fundadores do Curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e da Fundação Vanzolini.

Tem sua própria empresa de consultoria, além de atuar como consultor independente na GVConsult, braço de consultoria da FGV-SP.

Links externos

Resumo do TG


Turma de 1955

Ferramentas pessoais