Luiz Carlos de Freire Barata

De wikITA

1963
No Jubileu, 11/2013
Pelo Nivaldo

Nascido em 9/6/1940, no Rio de Janeiro.

Cursou o primário e o científico no Colégio Mello e Souza, o ginasial, interno, no Colégio Nova Friburgo.

Durante sua passagem pelo ITA praticou atletismo, detendo, na época, vários recordes do ITA em provas de corrida de velocidade. Registrou também um recorde universitário paulista (FUPE) de revezamento 4x100.

Participou das atividades do Centro Acadêmico, e desenhou a medalha do ITA da época. Foi eleito vice-presidente do CASD em 1962.

Seu primeiro emprego foi na Caixas Registradoras National, quando a empresa formou uma equipe para venda e suporte aos clientes de computadores. Em 1965, foi admitido na CNAE (hoje INPE). Construiu a primeira carga útil brasileira. Era um medidor de densidade de elétrons na ionosfera, transportado por um foguete Nike/Cajun, lançado do Rio Grande do Sul durante o eclipse de 1966. Em 1968, entrou para a Hewlett-Packard do Brasil como vendedor de instrumentação eletrônica. Quando a HP começou a desenvolver mini- computadores, assumiu a gerência de vendas para esta linha de produtos. Em 1973, durante uma estada prolongada nos EUA, preparou os planos para implantação de uma fábrica no Brasil. Após retornar, assumiu a gerência geral da subsidiária brasileira.

Sua missão inicial era a reversão dos prejuízos operacionais da empresa e a correção das dificuldades com a auditoria dos procedimentos administrativos. Resolvidos esses desafios nos primeiros anos, restaram as restrições operativas impostas pela reserva de mercado da informática e as restrições à importação. Em 1987, montou uma associação estratégica com o grupo Iochpe para contornar as algemas da SEI.

Atuou como presidente da HP do Brasil e da HP da Argentina. Em 1988 deixou a empresa.

Sem as amarras de um trabalho formal, dedicou-se a atividades de seu interesse, como o mercado de arte (organizou exposições individuais e eventos artísticos) e investimentos imobiliários na Riviera de São Lourenço. Atualmente pratica a fotografia, com ênfase em reportagem de eventos e viagens.

Soninha Baratinha, filhos e netos

Turma de 1963

Ferramentas pessoais