Luiz Guimarães Ferreira

De wikITA

imagem:LuizGuimarães.jpg

É membro da Academia Brasileira de Ciências desde junho de 2002, de onde foi extraída a informação abaixo:

Luiz Guimarães Ferreira, filho de Dr. José Luiz Guimarães Ferreira e Sarah Magalhães Guimarães Ferreira, nasceu no Rio de Janeiro em 5 de janeiro de 1937.

Fez o curso secundário no Colégio Santo Inácio, formando-se em primeiro lugar nos três últimos anos do segundo grau. Entrou no Instituto Tecnológico de Aernáutica em 1955, tendo obtido a primeira classificação no vestibular.

Graduou-se cum laude em Engenharia de Eletrônica em dezembro de 1959. Por orientação dos professores Luiz V. Boffi e Sergio Porto, entrou no Massachusets Institute of Technology para a pós-graduação. Obteve o título de Master of Sciences, 1961, e Doctor of Philosophy, 1964, sob orientação do Prof. George W. Pratt Jr.

Seu doutorado o orientou para a atividade de pesquisa que desenvolveu durante toda sua vida posterior: o uso intenso de computadores na solução de problemas de física.

Em 1966 obteve o título de Livre-docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, USP. Naquele Instituto, exerceu várias funções administrativas inclusive a de Diretor.

Em 1990 aposentou-se da USP e foi contratado pela Universidade Estadual de Campinas como Professor titular do Instituto de Física, posição galgada posteriormente por concurso público.

É autor de cerca de 100 publicações internacionais em periódicos arbitrados. Orientou 28 estudantes, entre Mestres e Doutores.

Links externos

CV no Sistema de Currículos Lattes

Página pessoal na Academia Brasileira de Ciências

Primeiro simpósio nacional de Física


Turma de 1959

Ferramentas pessoais