Luiz Hiroshi Tanaka

De wikITA

Nascido em São Paulo em 28 de julho de 1943, filho de Iwao e Kimi Tanaka.

Engenheiro de Eletrônica graduado pelo ITA em 1969, fez um curso em Estocolmo na Ericsson (1970), com ênfase em engenharia de sistemas e técnicas de transmissão. Em Tóquio participou de um treinamento na NEC (1974), completando estudos na área de teoria e prática de sistemas de comunicação e equipamentos micro-ondas, UHF, MUX.

Trabalhou no início dos anos 70 na Companhia Telefônica Brasileira de São Paulo (TELESP), e como engenheiro coordenador de projetos realizou inúmeros testes e instalações, juntamente com equipes de campo.

Em meados dos anos 70 ingressou na CESP, empresa onde realizou novamente trabalhos de campo - algo que preferia fazer no lugar de estar sentado atrás da mesa do seu escritório na Av. Angélica. Na CESP também participou na implantação do projeto SINTEL (Sistema Interligado de Telecomunicações), que contribuiu com o desenvolvimento da empresa, este Sistema permitiu a interligação da comunicação de voz e dados operativo e corporativo das usinas hidrelétricas, sub-estações, centros de operações e unidades administrativas.

Foi coordenador da Seção de Engenharia de Manutenção da Divisão de Telecomunicações da CESP, sendo responsável pela elaboração de projetos e procedimentos / rotinas de manutenção.

Treinou diversos profissionais da CESP capacitando-os para manter com excelência este Sistema em operação. Coordenou a implantação das ampliações e adequações dos sistemas de transmissão de telecomunicações (rádio SHF, rádio UHF, multiplex, etc).

Na CESP permaneceu até se aposentar em meados dos anos 90.

Nas horas livres era inventor, pintor, astrônomo amador. Tinha alma de cientista e de artista, e acima de tudo: foi um samurai urbano solitário. Gostava de pescar.

Faleceu em 24 de setembro de 2011 em São Paulo.

Foi realizada uma cerimônia zen-budista em Zurique em seu nome, com homenagem póstuma de Yamakawa Sogen Roshi do Japão; um ihai contendo os dizeres: “dai koun koji – oi ni kumo wo tagayasu ni hitoshii “, significando que “cultivou nuvens(*) em grande escala”.

(*) nuvens: sonhos, coisas belas, intelecto).


Turma de 1969

Ferramentas pessoais